Busca avançada
Ano de início
Entree

O mercado de reprodução assistida no Brasil: elementos sócios-culturais na construção da fertilização in vitro

Processo: 20/03952-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2021
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida Chaves Jardim
Beneficiário:Maria Aparecida Chaves Jardim
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Philippe Steiner
Assunto(s):Sociologia econômica  Técnicas de reprodução assistida  Fertilização in vitro  Altruísmo  Ribeirão Preto (SP) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Altruísmo | construção social dos mercados | doação de óvulos | fertilização in vitro | Reprodução assistida | sociologia econômica | sociologia econômica

Resumo

O projeto busca estudar o mercado de reprodução assistida, identificando elementos que ajudam a construir esse mercado, tendo como recorte empírico a técnica de fertilização in vitro. Tem como espaço empírico a cidade de Ribeirão Preto, considerada o segundo centro de referência em reprodução assistida do Estado de São Paulo. Busca no plano macrossociológico identificar as estatísticas do setor (valores movimentados, por exemplo), mapear o seu regulamento, os principais serviços oferecidos, identificar as formas como acontecem as trocas (dinheiro? doação?) e os elementos não econômicos que motivam a construção desse mercado. No plano micro sociológico, realizaremos um estudo aprofundado da fertilização in vitro, com óvulos próprios e óvulos doados, por meio de pesquisa de campo nas clínicas de Ribeirão Preto e conversa com casais envolvidos; além disso, participaremos de um grupo fechado do Facebook (Fertilização in vitro: Receptoras e Doadoras trocando informações) no qual mulheres, discutem o assunto. Por fim, usaremos nossa própria experiência como consumidora desse mercado. Tem como inspiração teórica a sociologia econômica, especialmente a discussão sobre altruísmo e construção social dos mercados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)