Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da própolis no modelo experimental da Doença de Parkinson induzida pela 6-OHDA

Processo: 20/12791-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2022
Data de Término da vigência: 31 de março de 2024
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Carla Alessandra Scorza Bahi
Beneficiário:Carla Alessandra Scorza Bahi
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Antônio Carlos Guimarães de Almeida
Assunto(s):Neurociências  Doenças neurodegenerativas  Doença de Parkinson  Neuroproteção  Produtos naturais  Própolis 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cardioproteção | Doença de Parkinson | Neuroproteção | propolis | Neurociência

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é um distúrbio neurodegenerativo incurável e comum nos idosos, caracterizada pela depleção de dopamina na via nigroestriatal. Tradicionalmente, a DP tem sido diagnosticada como um distúrbio puramente motor. Porém, os pacientes apresentam uma vasta gama de sinais e sintomas não motores que surgem, geralmente, no estágio pré-motor da doença. A disfunção cardiovascular autonômica é uma manifestação não motora comum na DP associada ao aumento da morbimortalidade. O tratamento clínico convencional alivia os sinais motores, por meio de terapias medicamentosas de reposição de dopamina, mas não altera a progressão da doença e falha no manuseio dos sinais não motores, complicando o manejo farmacológico dos pacientes. A crescente demanda por terapias mais eficazes para tratar as manifestações motoras, e não motoras da DP, apoia a importância das abordagens translacionais baseadas no uso de modelos animais adequados. Os fatores relacionados ao estilo de vida, como a nutrição, são fatores modificáveis determinantes nas doenças crônicas. A própolis verde brasileira, um produto natural, é fonte de uma variedade de componentes bioativos com importantes ações biológicas e farmacológicas descritas na literatura científica, mas seus efeitos na DP ainda são pouco explorados. Neste trabalho, será utilizado o modelo de doença de Parkinson induzido pela 6-hidroxidopamina (6-OHDA), caracterizado pela degeneração parcial da via dopaminérgica nigroestriatal após a injeção de 6-OHDA no estriado. Além dos prejuízos motores, os ratos com PD induzida pela 6-OHDA exibem uma variedade de disfunções não motoras, como as cardiovasculares. A partir disto, o presente projeto propõe investigar os efeitos da própolis verde brasileira nos parâmetros cardiovasculares, na neuroproteção, na ativação das glias, nos metabólitos cerebrais e cardíacos, nos mecanismos não sinápticos e, por fim, nos desfechos motores e emocionalidade dos ratos com PD induzida pela 6-OHDA. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GONCALVES, VALERIA C. C.; FONSECA, VICTOR SILVA DA; FARIA, DANIELE DE PAULA; IZIDORO, MARIO AUGUSTO; BERRETTA, ANDRESA APARECIDA; ALMEIDA, ANTONIO-CARLOS G. DE; FONSECA, FERNANDO LUIZ AFFONSO; SCORZA, FULVIO ALEXANDRE; SCORZA, CARLA ALESSANDRA. Propolis induces cardiac metabolism changes in 6-hydroxydopamine animal model: A dietary intervention as a potential cardioprotective approach in Parkinson's disease. FRONTIERS IN PHARMACOLOGY, v. 13, p. 17-pg., . (20/12791-6)
DA FONSECA, VICTOR SILVA; GONCALVES, VALERIA DE CASSIA; IZIDORO, MARIO AUGUSTO; DE ALMEIDA, ANTONIO-CARLOS GUIMARAES; FONSECA, FERNANDO LUIZ AFFONSO; SCORZA, FULVIO ALEXANDRE; FINSTERER, JOSEF; SCORZA, CARLA ALESSANDRA. Parkinson's Disease and the Heart: Studying Cardiac Metabolism in the 6-Hydroxydopamine Model. INTERNATIONAL JOURNAL OF MOLECULAR SCIENCES, v. 24, n. 15, p. 15-pg., . (20/12791-6)