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Franquias multi-unidades, variáveis antecedentes e performance: um estudo comparativo entre países latino-americanos

Processo: 20/13301-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2021
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Administração - Administração de Setores Específicos
Pesquisador responsável:Eugênio José Silva Bitti
Beneficiário:Eugênio José Silva Bitti
Instituição Sede: Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cintya Catalina Lanchimba Lopez
Bolsa(s) vinculada(s):23/05559-8 - Construção de Base de Dados para Pesquisa sobre Franqueados Multi-Unidades em Redes Internacionalizadas, BP.TT
22/13138-0 - Construção de Base de Dados para Pesquisa sobre Franqueados Multi-Unidades em Redes Internacionalizadas, BP.TT
Assunto(s):Design organizacional  Franquia  Franqueados multiunidades  Estrutura organizacional  Internacionalização  Governança  América Latina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:design organizacional | franchising | Governança de redes | Internacionalização | Arranjos Verticais

Resumo

Durante muito tempo os franqueados multi-unidades (MUF) foram tratados como "anomalias" pela literatura em franchising. Isso se deve ao fato de que MUFs são uma evidência que contraria frontalmente uma das mais tradicionais vertentes empregadas no estudo do arranjo franqueado: a teoria da agência. A partir dos anos 2000 uma ainda pequena literatura passou a tomar corpo, tipicamente sendo ambientada em mercados mais consolidados da América do Norte e Europa. Já mercados emergentes como a América Latina têm passado praticamente em branco, apesar de evidências empíricas indicarem que essa prática é comum em redes atuando no Brasil, por exemplo (ABF, 2018). Apesar de muitas similaridades, os países que compõem o bloco latino-americano apresentam algumas diferenças notáveis, as quais, espera-se, influenciem o design e as estruturas de governança de redes franqueadas, o que inclui a presença de MUF's, suas causas e efeitos em termos de desempenho das redes. A ideia central do projeto é traçar um mapa comparativo entre países do bloco. Para isso, o pesquisador que apresenta o presente projeto já iniciou conversações com Federação Ibero-Americana de Franchising (FIAF) visando apoio quanto a levantamento de dados. São esperadas duas contribuições da pesquisa. Primeiro, desenvolver um quadro comparativo entre países no tocante à presença de MUFs nas redes, variáveis determinantes e efeitos em termos de desempenho. Em segundo lugar, intenciona-se fornecer referências mais objetivas relacionando design e estrutura de governança e o desempenho de redes franqueadas, o que é importante dado o já notável grau de internacionalização de redes franqueadas brasileiras. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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