Busca avançada
Ano de início
Entree

Interferindo com o processo evolutivo de tumores ósseos

Resumo

Alterações moleculares aumentam o risco de câncer danificando a sequência do DNA e alterando o epigenoma ou a estrutura da cromatina, que afetam a expressão de genes, metabolismo e, em última instância, o fenótipo exibido pelas células cancerosas. A identificação de vias de sinalização celular e biomarcadores resultou em mudanças positivas para vários cânceres em adultos, o que não é tão evidente para o câncer infantil. Embora os tumores ósseos tenham alta morbimortalidade, os mecanismos moleculares subjacentes ao desenvolvimento e progressão ainda são pouco explorados. Os tumores primários de ossos incluem principalmente osteossarcoma e sarcoma de Ewing. Enquanto os osteossarcomas apresentam genótipos complexos, os sarcomas de Ewing, um tumor embrionário, apresentam epigenomas com alta variância, tipos de alterações provavelmente associadas às respectivas origens. O desenvolvimento e progressão desses tumores não dependem da mutação de um ou poucos genes, portanto esta ins/estabilidade (epi)genética pode ser o mecanismo subjacente aos processos biológicos e vias de sinalização associadas com a aparecimento, progressão e resistência quimioterápica de tumores ósseos. Esta proposta pretende explorar a instabilidade (epi)genética como sendo o mecanismo subjacente aos processos biológicos e vias de sinalização relacionadas ao surgimento, progressão e resistência quimioterápica de tumores ósseos. Para tanto, a proposta é dividida em cinco etapas: (1) caracterizar a instabilidade (epi)genômica em osteossarcomas e sarcomas de Ewing, (2) bem como o papel dos telômeros, (3) explorar a epigenética como condutor da instabilidade genômica, (4) buscar por uma conexão entre a instabilidade (epi)genômica e um metabolismo desequilibrado, e (5) interferir com os mecanismos relacionados à resistência quimioterápica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AKEMI KIDO, LARISSA; RODRIGUES MARUSCO, MILENA; APARECIDA DA SILVA, ELLEN; DO CARMO, LAIS; BEATRIZ TEODORO BORGES, ANA; LUZ TORRES SILVA, FELIPE; SILVEIRA RUAS, JULIANA; GIOMO DE LIMA, DIEILA; DE ABREU FERNANDES, LARISSA; MAIA MARTIN DAIGGI, CAMILA; et al. Establishing a pediatric solid tumor PDX biobank for precision oncology research. CANCER BIOLOGY & THERAPY, v. 26, n. 1, p. 16-pg., . (23/14392-0, 22/04781-6, 21/04137-7, 21/06782-7)