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Aquisição e alimentação domiciliar de pescados: mudanças institucionais, oferta de produtos da piscicultura e preferências de consumidores

Processo: 22/14453-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2023
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2025
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Ricardo Firetti
Beneficiário:Ricardo Firetti
Instituição Sede: APTA Regional. Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alexandre Carvalho Wakatsuki ; Eder Pinatti ; Eduardo Cardoso de Oliveira ; Eidi Yoshihara ; Ferenc Istvan Bánkuti ; Marcelo Machado de Luca de Oliveira Ribeiro ; Marilice Zundt Astolphi ; Patricia Helena Nogueira Turco ; Tatiana Evelyn Hayama Ueno
Bolsa(s) vinculada(s):24/22493-3 - Coleta presencial de dados para identificar as preferências e comportamento de consumo de pescados no Estado de São Paulo, BP.TT
24/19340-0 - Pesquisa online com adultos jovens entre 18 e 24 anos sobre preferências no consumo de pescados, BP.TT
24/19337-0 - Testes e aplicação de questionários para identificar as preferências e comportamento de consumo de pescados, BP.TT
24/09146-2 - Qualidade físico-química e microbiológica de filés de tilápia congelados, comercializados no Estado de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Economia de mercado  Balança comercial  Geografia econômica  Produtos substitutos  Piscicultura 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:adultos jovens | Aquicultura | balança comercial | Geografia Econômica | produtos substitutos | Economia e mercado

Resumo

O principal objetivo desta proposta de pesquisa é identificar elementos que despertam o interesse das pessoas em adquirir produtos originados de peixes da piscicultura nos supermercados e peixarias. Assim, temos o intuito de investigar as preferências e comportamentos de consumidores em função da idade, níveis de renda familiar, escolaridade e tamanho da cidade de domicílio. Parte-se do pressuposto de que a oferta de produtos deve buscar sinergia com os requisitos e interesses de consumo (orientação ao mercado). Para tanto, foram traçadas três linhas de investigação e análise. A primeira, de natureza exploratória, visa compreender de que maneira as mudanças institucionais influenciaram a oferta e distribuição de produtos da piscicultura no mercado de pescados, tendo em vista o elevado nível de concentração geográfica da atividade produtiva. A segunda linha de investigação descreverá as características mercadológicas da oferta, no varejo, de peixes de água doce ou salgada, nacional e importados. Envolverá questões ligadas às características dos produtos, formas de comercialização, cortes disponíveis, tipos e espécies de peixes, certificações e selos de qualidade. Na terceira linha de análise reside a pesquisa descritiva sobre as preferências, comportamentos, demandas e interesses de consumidores os produtos da piscicultura visando o consumo no domicílio. Há especial preocupação em comparar diferentes faixas etárias e níveis de renda familiar, além de verificar a substituição de produtos importados e questões ligadas à nutrição, sustentabilidade e comércio justo (fair trade). A primeira etapa da pesquisa será executada por meio de entrevistas estruturadas com atores-chave, que atuem em segmentos distintos da cadeia produtiva da piscicultura. Na segunda e terceira etapas serão levantados dados originais em 10 mesorregiões com maior densidade de domicílios no Estado de São Paulo que concentra 20% da população brasileira e apresentou índices de consumo domiciliar per capta de pescados de em tono de 1,45 kg, de acordo com a POF-IBGE 2018. A ênfase dada aos produtos da piscicultura e as metodologias de coleta e análise de dados junto a consumidores estarão alinhadas com as principais contribuições recentes da literatura internacional, o que garantirá a reprodutibilidade da pesquisa e comparabilidade dos resultados. (AU)

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