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Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação de narrativas em Línguas de Sinais (compreensão e expressão): análise de dados e atividades formativas com grupos de pesquisa e redes públicas de ensino.

Processo: 22/14680-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Pesquisador Visitante - Internacional
Data de Início da vigência: 12 de julho de 2023
Data de Término da vigência: 30 de agosto de 2023
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Pesquisador visitante: Maria Josep Jarque Moyano
Instituição do Pesquisador Visitante: Universitat de Barcelona (UB), Espanha
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Avaliação  Educação de pessoas com deficiência auditiva 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:avaliação | Educação de surdos | línguas de sinais | narrativa em língua de sinais | Educação de Surdos

Resumo

A visita da professora experiente no campo da linguística e da educação de surdos, e nos estudos de línguas de sinais é muito oportuna para o desenvolvimento de pesquisas no campo da Educação Bilíngue de Surdos, e ainda mais importante em função da Lei nº 14.191/2021, recentemente sancionada, que cria um novo subcapítulo na Lei de Diretrizes e Bases, colocando a educação bilíngue de surdos como modalidade de ensino específica, abrindo novos caminhos e tensões para o debate sobre direitos e a política de inclusão educacional no país. A proponente mantem relações de pesquisa com a candidata à professora visitante desde 2017 (por ocasião de estágio de pós-doutorado na Universidade de Barcelona). Naquela ocasião começaram a desenvolver conjuntamente instrumentos de avaliação de línguas de sinais voltados para apoiar práticas pedagógicas de professores de estudantes surdos no Ensino Fundamental. Estes instrumentos têm sido aplicados em estudos piloto na Catalunha (Espanha) e em São Paulo (Brasil) e pretendemos em 2023 ampliar a aplicação dos mesmos e aprofundar as análises dos resultados obtidos. Assim, o objetivo central da visita é análise conjunta dos dados recolhidos (nos dois países) e, ao mesmo tempo, com base nestes dados oferecer formação reflexiva aos professores que atuam na Educação de Surdos quanto ao uso e desenvolvimento da língua de sinais por seus alunos. Para isso, a professora visitante trabalhará junto ao Grupo de Pesquisa Surdez e Abordagem Bilíngue (UFSCar/USP) colaborando com as análises e ainda trabalhará em parceria com pesquisadores da área: Cristina B. F. de Lacerda (UFSCar); Ana Claudia B. Lodi (USP-RP); Ana Paula Zerbato (USP-SP); Claudia Regina Vieira (UFABC) na discussão e formulação de atividades formativas para profissionais que atuam na educação de surdos em diferentes redes públicas do Estado de São Paulo. Espera-se com a visita avanços nas análises e possibilidades de aplicação dos instrumentos desenvolvidos e, ao mesmo tempo, melhoria da qualidade de ensino de Libras aos alunos surdos a partir das formações ofertadas aos professores. (AU)

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