Busca avançada
Ano de início
Entree

As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil.

Processo: 23/05251-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Anete Abramowicz
Beneficiário:Anete Abramowicz
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Cristina Teodoro ; Tatiane Cosentino Rodrigues
Bolsa(s) vinculada(s):24/08100-9 - As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil., BP.TT
24/03331-2 - As relações étnico- raciais na formação de formadores/as de professoras/es da Educação Infantil: o lugar da criança e da infância negra nos currículos transnacionais na Educação Infantil., BP.TT
Assunto(s):Educação antirracista  Educação infantil  Práticas pedagógicas  Relações étnico-raciais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Criança Negra | Currículo Transacional | Educação Antirracista | Educação Infantil | Praticas pedagogicas | Relações étnico-raciais | Educação Infantil

Resumo

O projeto tem como foco, a formulação de um currículo e possibilidades de produção de práticas que incidam nas iniciações sociais realizadas na Educação Infantil, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico, a partir do mapeamento do perfil dos/as formadores/as de professores/as que trabalham com a temática das relações étnico-raciais de Educação Infantil nas escolas e secretarias de educação dos municípios de São Paulo e São Carlos no intuito de propor um currículo transnacional antirracista na perspectiva de uma transvaloração epistemológica e metodológica a partir da agência dos/as profissionais da área, bem como, verificar a maneira pela qual a criança negra aparece problematizada nos currículos. O repertório analítico utiliza-se dos teóricos das relações étnico-raciais e também daqueles cuja epistemologia se direciona aos corpos que escapam e dissentem das normatividades hegemônicas. A metodologia é de natureza quanti-qualitativa utilizando-se como procedimentos metodológicos um formulário socioeconômico, de trajetórias pessoais e formativas que será aplicado aos formadores/as de professores/as e a formação de grupos focais para a construção de uma rede municipal para a formulação de práticas educacionais antirracistas. Ademais da proposta curricular e de práticas pedagógicas, também, como resultados, espera-se a construção de uma rede transnacional antirracista, trazendo a criança negra e as dissidências como eixo pedagógico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)