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Ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas e seus contributos a ensinagem na formação de nível superior

Processo: 23/06644-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2024
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2026
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Claudio Lima Ferreira
Beneficiário:Claudio Lima Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alexandra Nave Alegre ; Evandro Ziggiatti Monteiro ; GILBERTO RANGEL DE OLIVEIRA ; Melissa Ramos da Silva Oliveira ; Miriam Therezinha Lona ; Rachel Zuanon Dias ; Virgínia Célia Malaquias da Costa
Bolsa(s) vinculada(s):24/05046-3 - Ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas: o conforto ambiental em espaços escolares, BP.TT
Assunto(s):Ambiência  Escolas (arquitetura)  Arquitetura de interiores 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiência | Ambientes e Produtos Homeodinâmicos | ambientes humanizados | Arquitetura Escolar | Neuroarquitetura | Neuroeducação | Arquitetura de Interiores

Resumo

A arquitetura, por estar contida na reciprocidade de interações que se formam entre o usuário e o ambiente, na qual o indivíduo influencia e é influenciado por sua ambiência, mostra-se como um dos caminhos possíveis para minimizar os danos à saúde e ao bem-estar causados pelas exaustivas jornadas relacionadas às atividades de ensino, pesquisa e extensão e das difíceis situações, inerentes ao contexto educacional, enfrentadas por docentes e discentes do ensino superior, principalmente após o período pandêmico SARS-CoV-2 que perdurou, intensificamente, até o ano de 2022. Pesquisas indicam que, em situações de estresse, medo, fadiga, tristeza e ansiedade, o corpo trabalha para manter o equilíbrio homeostático, e atributos da ambiência podem contribuir para a sua restauração. Neste sentido, é objetivo desta pesquisa elaborar as estratégias e diretrizes projetuais e consequentemente a indicação do conjunto de parâmetros projetuais de ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas e destacar seus contributos para a ensinagem na formação de nível superior, sob respaldo de grandes áreas do conhecimento - Arquitetura, Educação e Neurociência -, cujas articulações fornecem artifícios para a compreensão da experiência arquitetônica no ambiente escolar. Ademais, realiza-se um estudo de caso em salas de aula, pré-definidas - do Instituto de Artes e da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp, a partir de uma abordagem multimétodos, a qual abrange observação direta passiva, levantamento quali-quantitativo, autobiografia ambiental, aplicação de questionário e experimentação (interface tecnológica - aparelho Eye Tracking) . Como resultado, por meio de proposição de parâmetros de projeto, de propostas de arquitetura de interiores e de uma cartilha com o conjunto de parâmetros projetuais, busca-se evidenciar que as estratégias e diretrizes projetuais de ambiências educacionais humanizadas e homeodinâmicas que são estruturadas a partir da sinergia entre o conceito de ambientes e produtos homeodinâmicos e os princípios propostos pela neuroeducacão podem contribuir para o equilíbrio homeostático, saúde e bem-estar do corpo e da mente, e consequentemente para uma melhor ensinagem na formação de nível superior - seja na pesquisa, no ensino ou na extensão. Para mais, é pretensão do estudo destacar uma cultura de cuidado e não de vigilância no ambiente educacional e sobretudo, preencher a lacuna de pesquisas existentes a respeito, além de estimular pesquisas futuras pautadas em dados evidenciais, que considerem as necessidades do usuário de forma complexa, para assim traduzi-las em ambiências condizentes. (AU)

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