Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da adubacao com nitrogenio, fosforo e potassio sobre a atividade de enzimas envolvidas no metabolismo da planta e na sintese do amido em graos de milho.

Processo: 94/05595-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de março de 1995 - 31 de agosto de 1996
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia
Pesquisador responsável:Raul Roberto de Souza Faleiros
Beneficiário:Raul Roberto de Souza Faleiros
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Adubação  Milho 

Resumo

Os cereais são, direta ou indiretamente, as principais fontes de alimento para a crescente população mundial e, por isso, existe uma continua necessidade de se conhecer os fatores que afetam a produção. Os incrementos de produtividade das culturas, que vem ocorrendo desde o início do século, se devem a avanços no melhoramento genético e nas práticas culturais fundamentadas em bases teóricas sólidas. Assim sendo, estudos básicos são impressindíveis para o melhor entendimento dos fatores intrínsecos que governam o desenvolvimento e a produção das plantas. O metabolismo de síntese das proteínas e do amido em milho devem, de alguma forma estar relacionados e, certamente, possuem importância capital no desenvolvimento da planta, na formação do grão e, conseqüentemente, na produtividade. Embora esteja bem estabelecido, pelos experimentos clássicos, que as deficiências de N, P e K limitam a produção do milho, os mecanismos bioquímicos e fisiológicos responsáveis por tal fato não são ainda bem conhecidos. Considerando o exposto, idealizou-se o presente trabalho com dois objetivos específicos: 1) Estudar como o suprimento de N, P e K, no campo, influência a atividade das enzimas: Redutase do nitrato (RN), Sacarose sintetase (SS), Invertase (I), ADP-glicose pirofosforilase (ADPG-PPase), Sacarose-fosfato sintetase (SFS), Glutamato-oxalato transaminase (TGO), Glutamato-Piruvato transaminase (TGP), bem como o teor dos metabólitos: Aminoácidos livres, Proteína solúvel, Nitrogênio total, Sacarose, Açúcares redutores, Amido e Carboidratos totais, tanto na planta mãe como no grão em formação; 2) Vericar qual a possível relação destas variáveis com a produção de matéria fresca e seca da planta, com o desenvolvimento e abortamento de grãos e, conseqüentemente, com a produtividade do milho. (AU)