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Educação científica crítica: transformando os resultados de pesquisa em práticas de referência nas escolas

Processo: 24/09052-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de março de 2025
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Ensino-aprendizagem
Pesquisador responsável:Denise de Freitas
Beneficiário:Denise de Freitas
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Alessandra Miguel Kapp ; Alice Helena Campos Pierson ; Christiana Andrea Vianna Prudencio ; Genina Calafell ; JULIANA CRISTINA CORREA ; Maria Celina Cardoso Tenreiro Vieira ; Mariana dos Santos ; Rui Marques Vieira ; Tassya Hemília Porto Bernardo
Assunto(s):Ensino de ciências  Educação científica  Pedagogia crítica  Educação escolar básica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educação científica crítica | Formação na escola | Práticas de referência | Ensino de Ciências

Resumo

Esse projeto tem como orientação a pesquisa "guarda-chuva", que deu e ainda tem dado sustentação a várias outras investigações que se encontram em desenvolvimento pelo nosso Grupo de pesquisa EmTeia, a qual buscou identificar aspectos que os especialistas da educação em ciências consideravam fundamentais para o desenvolvimento de uma educação científica crítica, reflexiva e complexa e que pudesse compor uma ferramenta avaliativa. Ferramenta essa que denominamos de FACTS (Ferramenta Avaliativa Ciência, Tecnologia e Sociedade) cuja elaboração está apoiada nos marcos dos estudos do Pensamento Crítico, Complexidade e CTS. Como resultado pudemos oferecer à comunidade acadêmica e educacional um instrumento valioso, no formato de rubricas, para orientar ações educativas e pedagógicas com escopo para planejar e avaliar planos de ensino, projetos, programas, materiais didáticos. Nessa nova etapa de nossas investigações iremos desenvolver ações de intervenção e de pesquisa junto ao contexto escolar de modo a construir práticas de referências pautadas na FACTS visando o desenvolvimento de uma educação científica numa perspectiva crítica. Em um esforço nacional e internacional, buscamos parcerias com escolas públicas de educação básica para, em conjunto com os professores em uma perspectiva de pesquisa colaborativa, construirmos práticas de referência a partir dos currículos das escolas, visando tanto a formação continuada dos professores como a formação de estudantes para uma participação ativa, consciente e crítica na sociedade, tão necessária para os dias atuais. Dessa forma, nosso objetivo geral é elaborar, implementar, descrever e avaliar práticas de referência para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica, numa ação conjunta entre pesquisadores e professores de universidades e redes de ensino da educação básica. Esta pesquisa se configura como uma pesquisa-intervenção de cunho formativo que visa construir coletivamente (professores e pesquisadores) processos de transformação de práticas de educação científica nas escolas. Considera-se que é um tipo de metodologia participativa, em que pesquisador e pesquisados, são coautores do processo de diagnóstico da situação-problema e da construção de conhecimentos que possam resolvê-la. Esta proposta tem, também, como orientação teórico-metodológica, os pressupostos da pesquisa narrativa em que se buscará a compreensão das vivências dos professores e pesquisadores envolvidos no processo de formação. É importante destacar que as ações de formação e pesquisa nessa proposta se cruzam e interconectam com os cenários e realidades de cada universidade colaboradora e escolas parceiras. As ações da pesquisa adotam como referência, tanto para a construção das ações de formação como de análise dos dados, os critérios apresentados na FACTS. Os principais resultados esperados dessa proposta avançam na produção de conhecimentos sobre educação em Ciências da Natureza e formação de professores em busca da construção coletiva (pesquisadores e professores) de ações de formação e de produção de conhecimentos, práticas e saberes sobre o ensino de ciências numa perspectiva crítica e criativa. Assim, além de publicações de artigos em periódicos bem qualificados e divulgação em congressos na área (no mínimo 2 por ano) é esperada a produção dos resultados em outros formatos que são mais reconhecidos e utilizados dentro do espaço escolar da educação básica. Tem-se como meta publicar um livro de coletâneas de narrativas e/ou artigos produzidos em conjunto com os professores participantes das ações de formação. Além disso, é esperado produzir outras formas de textos para divulgação nas mídias sobre a experiência/vivência de formação e dos conhecimentos e práticas produzidas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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