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Planejamento, elaboração e avaliação de materiais didáticos para o ensino de química articulando a perspectiva STEAM.

Processo: 25/04001-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2025
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2026
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química
Pesquisador responsável:Júlio Cezar Pastre
Beneficiário:Júlio Cezar Pastre
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Pesquisadores associados:Gildo Girotto Júnior
Vinculado ao auxílio:21/06661-5 - Tecnologias facilitadoras para a síntese química sustentável de moléculas plataforma, novas entidades químicas e compostos bioativos, AP.BIOEN.JP2
Assunto(s):Ensino de química  Metodologia ativa  Química verde  Tecnologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ensino De Química | Metodologias Ativas | Química Verde | Steam | tecnologias educacionais | Ensino de Química

Resumo

Este projeto propõe o desenvolvimento e avaliação de materiais didáticos para o ensino de Química e Ciências, integrando tecnologias educacionais e a perspectiva STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). A proposta busca alinhar-se à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando competências e habilidades essenciais para a formação dos alunos. Os conteúdos principais recaem sobre a Química Ambiental e a Química Verde, permitindo conexões diretas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O planejamento dos materiais será estruturado por meio das Unidades Didáticas Multiestratégicas (UDM), incorporando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e os Três Momentos Pedagógicos (3MP). O projeto também prevê a avaliação dos materiais por professores e futuros professores, garantindo sua aplicabilidade em contextos reais de ensino. Além da produção de recursos educacionais multimodais e multiestratégicos, como vídeos, podcasts e experimentos de baixo custo, serão oferecidos cursos de formação continuada para docentes. A análise da implementação será conduzida por meio de pesquisa qualitativa baseada na análise de conteúdo, utilizando o software MAXQDA. Com isso, a proposta busca fornecer subsídios para a inovação no ensino de Química, promovendo práticas interdisciplinares e contextualizadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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