Busca avançada
Ano de início
Entree

Mestrado profissional e produtos educacionais: contribuições para a formação docente

Processo: 23/11357-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2025
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2027
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria de Fátima Ramos de Andrade
Beneficiário:Maria de Fátima Ramos de Andrade
Instituição Sede: Centro de Educação, Filosofia e Teologia. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Ana Maria Falsarella ; ANA SÍLVIA MOÇO APARICIO
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:conhecimento pedagógico do conteúdo | Desenvolvimento profissional docente | Mestrado Profissional em Educação | Produto educacional | Formação do Professor - Mestrado Profissional em Educação

Resumo

Os produtos educacionais de mestrados profissionais resultados de pesquisas têm sido objeto de estudo em diferentes áreas. Além da escrita dos resultados da pesquisa, os egressos desses programas apresentam contribuições práticas de como poderíamos resolver determinados problemas educacionais. Nesse sentido, são fundamentais tanto para o aprendizado do pesquisador quanto para a melhoria da prática educacional. A partir da análise de produtos gerados em Programas de Mestrado Profissional em Educação, localizados no estado de São Paulo, no período de 2021 até 2023, o projeto de pesquisa aqui proposto pretende responder à quatro questões inter-relacionadas: a - O produto educacional, proposição da pesquisa, foi construído a partir da problematização da prática profissional? b - Quais as áreas de conhecimento que estão sendo priorizadas na elaboração dos produtos educacionais? c - O produto educacional promove a articulação entre o saber acadêmico e os diversos setores da prática profissional? d - Quais as contribuições do produto educacional para a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo em contextos diferenciados? Com isso, o objetivo desta pesquisa é analisar produtos gerados em Programas de Mestrado Profissional em Educação, localizados no estado de São Paulo que tenham como premissa a construção do conhecimento pedagógico do conteúdo. Apostamos na ideia, referenciada por Shulman, que tal conhecimento é componente central da base de conhecimento de ensinar algo, entendendo algo como conteúdos específicos do currículo escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que pretende analisar produtos educacionais, tomando dissertações de mestrado como objetos de análise. O referencial teórico que dará suporte ao estudo ancora-se nos trabalhos de pesquisadores - Cochran-Smith, Lee Shulman, Mizukami, Garcia, Zeichner, Loughran, Ludke, André e Gatti - que discutem questões relacionadas ao mestrado profissional e que tenham destacado em suas investigações temas que tratam do desenvolvimento profissional docente (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)