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Projetos de vida e bem-estar docente: um estudo com professores da rede pública brasileira à luz dos Modelos Organizadores do Pensamento

Processo: 25/06234-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2025
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2028
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Valéria Amorim Arantes de Araújo
Beneficiário:Valéria Amorim Arantes de Araújo
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Pesquisadores associados: Genoveva Sastre ; Montserrat Moreno Marimon
Assunto(s):Bem-estar  Trabalho docente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:bem-estar | Funcionamento Psíquico | Modelos Organizadores do Pensamento | Profissão docente | Projetos de vida | rede pública brasileira de ensino | Projetos de vida e bem-estar

Resumo

Este projeto tem como principal objetivo avançar na compreensão das relações entre projetos de vida de docentes (Damon, 2009; Frankl, 2008; 2021) e bem-estar (Ryff; Singer, 1998; Seligman, 2011; Seligman; Csikszentmihalyi, 2000; Delle Fave et al., 2013; 2011; Mahali et al., 2018). Esta pesquisa é um desdobramento do projeto de pesquisa "Valores e Projetos de Vida de estudantes de licenciatura, de pedagogia e de profissionais da educação" (que contou com financiamento privado do Instituto Iungo), cujos resultados apontaram para o bem-estar como um elemento importante dos projetos de vida, por meio de sonhos, desejos e necessidades (Araújo; Arantes, 2023). Tal resultado nos instigou então a investigar como o(a)s professore(a)s representam esse bem-estar e como a escola se relaciona com ele, buscando compreender como os projetos de vida podem apoiar o desenvolvimento do bem-estar para professore(a)s da rede pública da educação básica brasileira. Para isso, a pesquisa analisará quantitativamente e qualitativamente respostas de um questionário eletrônico de 500 professore(a)s da educação básica brasileira, respeitando a proporcionalidade geopolítica do Censo da Educação Básica Brasileira. Complementarmente, o estudo também analisará qualitativamente entrevistas online individuais de 100 desse(a)s professore(a)s e entrevistas presenciais de 20 desse(a)s profissionais. Partindo de uma abordagem multifatorial para o bem-estar, como um construto que alia momentos de prazer com desafios existenciais (Delle Fave et al., 2013; 2011; Mahali et al., 2018), visamos identificar e analisar as visões individuais do(a)s professore(a)s sobre o bem-estar, compreendendo seus desejos, sonhos e necessidades como resultado de uma trajetória única que reflete seus valores, crenças e projetos de vida. Nesse sentido, as entrevistas individuais online permitirão o aprofundamento das respostas dos questionários, e as entrevistas presenciais possibilitarão ainda o estudo do papel das emoções nessas construções psíquicas. (AU)

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