Busca avançada
Ano de início
Entree

Diagnóstico pré-implantacional de diferentes loci gênicos em embriões murinos através da técnica de PEP-PCR

Processo: 95/05104-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1997
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Reprodução Animal
Pesquisador responsável:José Fernando Garcia
Beneficiário:José Fernando Garcia
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Biotecnologia da reprodução  Camundongos  Embrião  Região de controle de locus gênico  Marcadores genéticos  Biologia molecular  Reação em cadeia por polimerase (PCR) 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Molecular | Camundongo | Embriao | Microimplantacao | Pcr | Pep

Resumo

A rápida evolução da biotecnologia na reprodução animal, vem contribuindo para o aceleramento da seleção genética, sendo que técnicas como a inseminação artificial, a transferência de embriões, a bipartição e a sexagem embrionárias desempenham papel muito importante. Recentemente, novas pesquisas tem indicado a possibilidade da análise de mais de um lócus gênico, através da amplificação de DNA de um único blastômero, pela metodologia de PCR ("Polymerase Chain Reaction"). Esta técnica, denominada PEP-PCR ("Primer Extention Preamplification" - PCR) permite a amplificação de todo o genoma de uma só célula embrionária (blastômero) retirada por micro manipulação, gerando material genético suficiente para as análises correspondentes. Para este objetivo, será utilizado como modelo experimental o camundongo (Mus musculus), por ser seu genoma bastante conhecido, possibilitando a detecção de genes marcadores como, por exemplo, actina músculo esquelética (Acts), adenina fosforibosil transferase (Aprt), hipoxantina fosforibosil transferase (Hprt) e região determinante do sexo (Sry). Estas biotecnias podem ser, num futuro próximo, adaptadas ao setor produtivo para favorecer as indústrias pecuárias, colocando a disposição dos produtores, embriões com características genotípicas definidas, tais como o sexo e marcadores de produção e reprodução, de forma mais rápida e eficiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)