Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do potencial de virulencia de amostras de escherichia coli enteropatogenicas epec atipicas, nao pertencentes a sorogrupos tradicionais de epec.

Processo: 95/09176-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 1996
Data de Término da vigência: 31 de julho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Biologia e Fisiologia dos Microorganismos
Pesquisador responsável:Tânia Aparecida Tardelli Gomes do Amaral
Beneficiário:Tânia Aparecida Tardelli Gomes do Amaral
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aderência bacteriana 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aderencia Bacteriana | Enteropatogenicidade | Invasao Bacteriana

Resumo

Neste estudo, será analisado o potencial de virulência de amostras de Escherichia coli que albergam a seqüência eaeA, a qual está associada com a produção de lesão do tipo "attaching-effacing" em enterócitos, nas amostras de E coli enteropatogênica (EPEC) e E. coli enterohemorrágica (EHEC). As amostras do presente estudo diferem de EPECe EHEC, respectivamente, por não serem portadoras de EAF (fator de % aderência de EPEC) e produtoras de citotoxinas do tipo "Shiga-like" (SLT), e foram recentemente definidas como EPEC atípicas no I Simpósio Internacional sobre EPEC. Além disto, estas amostras não pertencem a sorogrupos tradicionais de EPEC, pouco se conhecendo sobre fatores adicionais que poderiam estar implicados em sua eventual patogenicidade. O potencial de virulência destas amostras será avaliado através da análise do tipo de interação com células cultivadas “in vitro" (células HeLa e Caco-2) e em alça ileal ligada de intestino de coelhos; presença de seqüências de virulência características de outros grupos enteropatogênicos de E. coli, e produção de hemolisinas e descolamento celular. Técnicas de "fingerprinting" serão também empregadas para se verificar uma possível relação clonal entre essas amostras, e a pesquisa de plasmídios comuns poderá evidenciar uma possível associação dos mesmos com eventuais fatores de virulência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)