Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da condutividade termica efetiva na estagnacao em leitos de alimentos granulares.

Processo: 97/04063-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 1997
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Operações Industriais e Equipamentos para Engenharia Química
Pesquisador responsável:João Cláudio Thoméo
Beneficiário:João Cláudio Thoméo
Instituição Sede: Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São José do Rio Preto. São José do Rio Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leito fixo  Meios porosos  Transferência de calor 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Condutividade Termica Efetiva | Estimativa De Parametros | Graos Alimenticios | Leito Fixo | Meio Poroso | Transferencia De Calor

Resumo

Será feito um estudo sobre a transferência de calor em um meio poroso visando à determinação da condutividade térmica efetiva (k), na estagnação do fluido intersticial. Serão feitos ensaios com materiais inertes e com grãos alimentícios de grande interesse social e industrial (feijão e milho). Estes estudos têm aplicação no projeto e operação de equipamentos destinados a secagem, armazenamento e refrigeração destes grãos, para os quais o conhecimento de valores confiáveis de k é fundamental. Pretende-se construir duas células de medidas com características geométricas diferenciadas, uma com isotermas planas e outra com isotermas cilíndricas. Em ambas as células serão testadas diferentes condições experimentais, como técnicas de empacotamento, temperatura de operação e umidade dos grãos, entre outras. Os ensaios serão feitos em regimes transiente e estacionário, e as soluções matemáticas para ambos os casos serão empregadas. Os resultados experimentais tratados passarão por uma análise estatística consistente, de modo a dar a confiabilidade necessária aos valores obtidos de k. Serão empregados modelos teóricos e empíricos disponíveis na literatura para a previsão de k, comparando-se estes valores com os experimentalmente obtidos, fazendo-se possíveis correções nos modelos preditivos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)