Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos dos glicocorticoides e perda ponderal na regulacao dos niveis sericos de leptina em individuos obesos.

Processo: 97/12771-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 1998
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 1999
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Antonio Roberto Chacra
Beneficiário:Antonio Roberto Chacra
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Leptina  Glucocorticoides  Obesidade  Insulina 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicocorticoides | Insulina | Leptina | Obesidade | Perda Ponderal

Resumo

A obesidade, é atualmente considerada doença crônica de difícil tratamento, com sérias repercussões a nível de saúde pública. A elevada morbimortalidade associadas a esta afecção, tem despertado grande interesse em melhor compreender os mecanismo de controle do peso corpóreo. A recente descoberta da leptina (produto do gene da obesidade), em especial, trouxe forte expectativa em encontrar tratamento mais eficaz para o excesso de peso. Neste estudo, nos propomos a estudar possíveis fatores de regulação da leptinemia, visto que ainda pouco se conhece a esse respeito. Estudaremos 40 indivíduos (20 homens/ 20 mulheres) obesos, sem qualquer outra patologia, os quais serão comparados a grupo controle de não obesos em igual número (estes, somente farão exames basais). Os primeiros serão submetidos à avaliação clínica, perfil bioquímico, lipídico e análise de composição corpórea total (aparelho Hologic) em estado basal. Quanto à avaliação hormonal, dosaremos insulina, peptídio C, proinsulina, cortisol e leptina basais e após uso de dexametasona 4 MG/dia durante dois dias. Espera-se com tal procedimento verificar efeitos dos glicocorticóides como prováveis secretagogos de leptina. Os mesmos indivíduos serão submetidos 'a orientação dietética para redução de peso durante período de 8 semanas. Durante o seguimento em ambulatório de obesidade, serão aferidos dados antropométricos, além de perfil hormonal. Ao final do estudo, nova composição corpórea também será realizada. Correlacionaremos o índice de massa corpórea (IMC) e composição de gordura com níveis de leptina e insulina à medida que haja perda de peso, na hipótese de haver queda de leptinemia e insulinemia com redução dos primeiros. A melhor elucidação do comportamento hormonal durante a perda de peso e caracterização dos fatores de regulação do hormônio leptina, certamente serão de grande valia para o tratamento da obesidade e conseqüente prevenção de entidades mórbidas correlacionadas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
D.D.G. LERARIO; S.R.G. FERREIRA; W.L. MIRANDA; A.R. CHACRA. Influence of dexamethasone and weight loss on the regulation of serum leptin levels in obese individuals. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 34, n. 4, p. 479-487, . (97/12771-7)