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Por uma teoria da comunicação para a Era Tecnológica

Processo: 98/11303-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Temático
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Teoria da Comunicação
Pesquisador responsável:Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
Beneficiário:Ciro Juvenal Rodrigues Marcondes Filho
Instituição Sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):03/01571-0 - Escritura e subjetivação cibercultural nos chats, BP.MS
03/07097-8 - Comunicação e solidão: dois momentos de um único fenômeno, BP.PD
Assunto(s):Novas tecnologias da comunicação  Interatividade  Virtualidade  Metodologia da pesquisa 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ciberespaco E Cultura Virtual | Era Virtual | Metodologia De Pesquisa | Novas Tecnologias De Comunicac | Teoria Da Comunicacao | Teoria Do Caos

Resumo

O projeto nova teoria da comunicação está sendo desenvolvido há vários anos pelo NTC-Centro de Estudos e Pesquisas em Novas Tecnologias, Comunicação e Cultura, grupo de pesquisadores e professores do Departamento de Jorna1ismo e Editoração da ECA-U5P, e tem como finalidades as seguintes metas: 1) construção de um modelo teórico do estudo de comunicação que considere os desdobramentos mais recentes das novas tecnologias (interatividade, redes, tempo real, espaço virtual, digitalização de imagens, transformações do texto, da relação com o ambiente) e os insira num quadro referencial de investigação científica mais atualizado e sintonizado com as grandes transformações da época. No âmbito da teoria, o Projeto pretende (a) esboçar uma reformulação dos conceitos para a disciplina; (b) sugerir uma nova metodologia e (c) propor aplicações do novo modelo à pesquisa em comunicação no Brasil. 2) Desenvolver propostas de prática universitária e acadêmica nas especializações do departamento em que se insere, a saber, jorna1ismo e editoração, através (a) de projetos práticos e novos (em editoração eletrônica de jornais e revistas, em edição de livros e revistas), (b) do desenvolvimento de formas de atrair alunos de graduação para a pesquisa científica através da formação de grupos de estudo dirigidos e (c) da vinculação direta de pesquisadores de pós-graduação e até mesmo de iniciação científica ao trabalho de pesquisadores formados pertencentes ao Centro de Estudos. Particularmente em relação aos itens b e c pretende-se estimular nos alunos o gosto pela investigação, pelo aprofundamento na formação e pela participação na vida acadêmica. A idéia é o resgate do entusiasmo pela universidade, funcionando, além disso, como apoio às atividades didáticas regulares, cobrindo deficiências e lacunas na formação teórica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
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