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A criança surda e a língua de sinais no contexto de uma sala de aula de alunos ouvintes

Processo: 98/02861-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 1998
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2000
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Beneficiário:Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e Profissões da Saúde (CCBPS). Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Instituto Educacional Piracicabano. Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial  Crianças  Surdez  Bilinguismo  Linguagem de sinais  Língua Brasileira de Sinais  Inclusão escolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bilinguismo | Educacao Especial | Lingua De Sinais | Linguagem Surdez | Surdez

Resumo

A educação do surdo é um problema inquietante por suas dificuldades e limitações. Ao longo da história, este assunto tem sido polêmico, gerando desdobramentos em várias vertentes com diferentes conseqüências para a educação do surdo. O propósito deste projeto de pesquisa é aprofundar o estudo em uma das abordagens propostas para a educação dos surdos, qual seja, a educação bilíngüe. Para tal o presente estudo focalizará uma classe de segunda série do ensino regular na qual foi inserido um aluno surdo, que é usuário de LIBRAS, acompanhado de uma interprete em LIBRAS. O foco das análises recairá sobre o modo como a Língua Brasileira de Sinais participa das dinâmicas educacionais e os efeitos provocados, visando contribuir para a discussão das alternativas de modelos para a educação dos sujeitos surdos. (AU)

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