Busca avançada
Ano de início
Entree

Rearranjo de genes de imunoglobulinas e dos receptores de linfocitos t em leucemias mieloides agudas:marcadores de imaturidade celular? analise comparativa com achados morfologicos(fab)e imunofenotipagem.

Processo: 98/12825-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 1999
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2000
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Belinda Pinto Simoes
Beneficiário:Belinda Pinto Simoes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Leucemia mieloide aguda  Rearranjo gênico 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leucemia Mieloide Aguda | Rearranjo Genico

Resumo

A classificação das leucemias agudas é realizada atualmente por critérios morfológicos, cito químicos e imunológicos. A análise gênica, pela conformação dos genes de imunoglobulinas e receptores de linfócitos T, apesar de auxiliar na definição diagnostica de algumas neoplasias linfóides, não é parte integrante de nenhuma classificação de leucemias agudas. A descrição destes rearranjos em leucemias mielóides sucita a questão do significado deste rearranjo na célula tumoral. Seria ele apenas sinal da imaturidade celular e refletiria o não comprometimento da célula com a linhagem celular? Definiremos a imaturidade por critérios morfológicos e imunológicos e verificaremos se o rearranjo está relacionado com a mesma. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)