Busca avançada
Ano de início
Entree

O processo de reabilitação e suas interfaces com a qualidade de vida e cultura dos indivíduos

Processo: 02/12360-7
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Temático
Vigência: 01 de fevereiro de 2004 - 31 de janeiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Lidia Aparecida Rossi
Beneficiário:Lidia Aparecida Rossi
Instituição-sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto, SP, Brasil
Pesquisadores principais:Maria Cristina Silva Costa ; Rosana Aparecida Spadoti Dantas
Auxílios(s) vinculado(s):06/58986-5 - Márcia Aparecida Ciol | School of Medicine University of Washington - Estados Unidos, AV.EXT
Assunto(s):Assistência ao paciente  Doença crônica  Traumatismos cardíacos  Queimaduras  Reabilitação (terapêutica médica) 

Resumo

Este projeto temático visa compreender as interfaces entre o processo de reabilitação, qualidade de vida e cultura de pessoas com doenças crônicas ou que sofreu traumas, com a finalidade de estabelecer princípios de ação nos campos da pesquisa e assistência em saúde. Enquanto pesquisadores, educadores e profissionais da saúde, convivem com estas pessoas no nosso dia-a-dia, profissional e mesmo pessoal. Constatamos que estas pessoas vivem, muitas vezes, em situações de desvantagens em uma sociedade que valoriza o bom desempenho em todos os aspectos: físico, psicológico, econômico e social. No projeto que ora encaminhamos, as populações em foco são pessoas em processo de reabilitação, com doenças cardiovasculares ou que sofreram queimaduras. Pretendemos analisar as interfaces do processo de reabilitação, as medidas de qualidade de vida e os aspectos culturais buscando: compreender quais tem sido os determinantes de qualidade de vida para estes indivíduos; compreender o significado cultural de qualidade de vida para os participantes das pesquisas, validar e aplicar instrumentos para medir qualidade de vida dessas populações para, posteriormente, combinar os resultados obtidos por meio da aplicação dos instrumentos de medida com os resultados obtidos pela investigação dos significados culturais de qualidade de vida utilizando a estratégia de triangulação dos dados e, finalmente, rever a adaptação dos instrumentos de medidas considerando os resultados obtidos nesses estudos. Devido à complexidade do objeto do estudo aqui apresentado, estrategicamente propomos a realização dos seguintes subprojetos: a) qualidade de vida após cirurgia de revascularização do miocárdio; b) tradução para o português e validação do Sense of Coherence Questionnaire de Aaron Antonovsky; c) a auto-estirna após cirurgia de revascularização do miocárdio; d) significado cultural de qualidade de vida: perspectiva de pacientes após cirurgia de revascularização do miocárdio; e) tradução e validação da escalaBurns Specific Health Scale-Revised em uma amostra de pacientes queimados e f) significado cultural de qualidade de vida: perspectivas de pacientes que sofreram queimaduras... (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Intervenção educativa melhora qualidade de vida de pacientes crônicos 

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DANTAS, ROSANA APARECIDA SPADOTI; ROSSI, LÍDIA APARECIDA; COSTA, MARIA CRISTINA SILVA; VILA, VANESSA DA SILVA CARVALHO. Qualidade de vida após revascularização do miocárdio: avaliação segundo duas perspectivas metodológicas. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 163-168, Mar./Apr. 2010.
FERREIRA, ENEAS; SPADOTI DANTAS, ROSANA APARECIDA; ROSSI, LIDIA APARECIDA; CIOL, MARCIA APARECIDA. The cultural adaptation and validation of the ``Burn Specific Health Scale-Revised{''} (BSHS-R): Version for Brazilian burn victims. BURNS, v. 34, n. 7, p. 994-1001, 2008. Citações Web of Science: 34.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.