Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilizacao de compostos produzidos de residuos solidos urbanos e embalagens tipo tetrapako como substrato para producao de mudas florestais em tubetes.

Processo: 00/04886-3
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2000
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2001
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Materiais Não-metálicos
Pesquisador responsável:Alcides Lopes Leao
Beneficiário:Alcides Lopes Leao
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Compostagem  Reciclagem  Biodegradação 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biodegradacao | Compostagem | Reciclagem | Viveiros Florestais

Resumo

Serão empregados no projeto cinco diferentes substratos na produção de mudas de árvores florestais, sendo: composto de RSU com 0% Tetrapak®, composto de RSU com 5% Tetrapak®, composto de RSU com 10% Tetrapak®, composto de RSU com 15% Tetrapak®, e substrato padrão do viveiro de mudas florestais do DCF - UNESP - FCA, os quais serão testados com quatro espécies arbóreas, sendo duas exóticas (Pinus caribaea e Pinus oocarpa) e duas nativas de cerrado (a serem selecionadas a partir das espécies cujas sementes estejam disponíveis na época de semeadura). O modelo estatístico será do tipo blocos ao acaso, cada qual com quatro repetições de 25 plantas, somando 500 mudas por espécie, em um total de 2000 plantas. Serão feitas análises de porcentagem e velocidade de germinação; altura, taxa de crescimento e diâmetro do colo da planta; e relação raiz / parte aérea e área foliar. Também deverão ser feitas as análises químicas necessárias, tanto dos substratos como das plantas, para que possam ser concluídos os efeitos do alumínio presente nos substratos em relação às plantas. Ao mesmo tempo em que serão realizadas as pesquisas com o substrato, também serão testados a utilização de tubetes biodegradáveis feitos a partir de uma mistura de poli-hidróxi-butirato (PHB) e materiais diversos como serragem e casca de arroz. A injeção dos tubetes será feita no próprio departamento. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)