Busca avançada
Ano de início
Entree

Ha relacao entre leptina do sangue do coracao umbilical e crescimento fetal?

Processo:01/04402-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2002
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Antonio de Azevedo Barros Filho
Beneficiário:Antonio de Azevedo Barros Filho
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Município da Instituição Sede:Campinas
Assunto(s):Leptina  Cordão umbilical 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cordao Umbilical | Crescimento Fetal | Leptina

Resumo

A leptina é uma proteína sintetizada pelos adipócitos e placenta. Está correlacionada com a massa gorda corpórea e balanço energético, além de apresentar variações na puberdade. Os mecanismos do ganho de peso fetal ainda são pouco conhecidos. Estudos recentes apontam que a leptina está diretamente relacionada com o processo de regulação de ganho de peso fetal. Objetivos: avaliar a influência da leptina do sangue do cordão umbilical no crescimento fetal, através da comparação dos seus valores conforme sexo do recém-nascido, idade gestacional, índice ponderai, peso e comprimento de nascimento; verificar se há competição entre leptina e fatores de crescimento e determinar se o tabagismo materno altera os níveis de leptina do cordão umbilical. Pesquisa transversal, através do estudo de 300-amostras do sangue do cordão umbilical, entre recém-nascidos de termo, pré-termo, pequenos para idade gestacional, adequados e grandes para idade gestacional. Serão dosados os níveis de leptina, sendo comparados os resultados. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(As publicações científicas contidas nesta página são originárias da Web of Science ou da SciELO, cujos autores mencionaram números dos processos FAPESP concedidos a Pesquisadores Responsáveis e Beneficiários, sejam ou não autores das publicações. Sua coleta é automática e realizada diretamente naquelas bases bibliométricas)
I.M.C.G. PARDO; B. GELONEZE; M.A. TAMBASCIA; A.A. BARROS-FILHO. . Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 38, n. 5, p. 755-760, . (01/04402-9)