Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinacao da atividade inseticida de extratos de meliaceas sobre bemisia tabaci (gennadius) biotipo b e tuta absoluta ( meyrick).

Processo: 01/11265-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2002
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:José Djair Vendramim
Beneficiário:José Djair Vendramim
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Tomateiro  Mosca-branca 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Meliaceas | Mosca-Branca | Nim | Plantas Inseticidas | Tomateiro | Traca-Do-Tomateiro

Resumo

A mosca-branca Bemisia tabaci biótipo B e a traça Tuta absoluta estão incluídas atualmente entre as principais pragas do tomateiro. Apesar da eficiência questionável, o controle químico dessas pragas tem sido utilizado rotineiramente pelos agricultores. Além de causarem problemas como aumento do custo de produção e aparecimento de pragas secundárias, poucos inseticidas promovem controle satisfatório, já que seu uso indiscriminado favorece o aparecimento de biótipos resistentes. Esses problemas podem ser minimizados com o uso de métodos alternativos, dentre os quais se incluem as plantas inseticidas, cuja demanda vem aumentando bastante nos últimos tempos. O principal objetivo desse projeto é determinar a bioatividade de extratos aquosos e orgânicos de Trichilia pallida (Meliaceae) em relação a essas pragas, procurando-se avaliar a ocorrência dos efeitos sistêmico, translaminar e de contato. Como padrão, serão utilizados extratos de Azadirachta indica (nim), planta inseticida com reconhecida eficiência contra diversas pragas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)