Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da transmissao transplacentaria de uma cepa de trypanosoma cruzi isolada do morcego (myotis nigricans nigricans).

Processo: 01/14279-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Ana Amélia Carraro Abrahão
Beneficiário:Ana Amélia Carraro Abrahão
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Placenta  Camundongos  Trypanosoma cruzi  Histopatologia  Morfometria  Feto 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Camundongo | Feto | Histopatologia | Morfometria | Placenta | Trypanosoma Cruzi

Resumo

Os morcegos constituem bons reservatórios para o Trypanosoma cruzi, sendo muitas espécies encontradas com infecção natural. A partir de 1949, muitos casos de transmissão congênita foram descritos, sendo considerado o terceiro mecanismo mais importante de transmissão da doença para o homem, podendo causar aborto, prematuridade, retardo de crescimento intra-uterino, nati e neomortalidade. Trabalhos experimentais mostram que as diferentes cepas de T.cruzi desempenham um papel importante na transmissão congênita e no aparecimento das lesões tissulares. Assim, o presente projeto tem como objetivo principal o estudo das alterações placentárias e fetais causadas por uma cepa silvestre de Trypanosoma cruzi, isolada do morcego Myotis nigricans nigricans, que se mostrou altamente patogênica para o camundongo. Serão utilizados métodos morfométricos e estereológicos para estudar as possíveis alterações, estabelecendo um perfil quantitativo das lesões produzidas pela cepa em estudo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)