Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao enzimatica, reatividade antigenica cruzada e neutralizacao da atividade dermonecrotica dos venenos das principais especies de aranhas loxosceles de importancia medica no mundo.

Processo: 02/01003-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2002
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunoquímica
Pesquisador responsável:Katia Cristina Barbaro Nogueira
Beneficiário:Katia Cristina Barbaro Nogueira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Venenos  Enzimas  Toxinas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiveneno | Dermonecrose | Enzimas | Loxoscelas | Toxinas | Veneno

Resumo

O veneno das aranhas Loxosceles é responsável pelo desenvolvimento de uma síndrome necrosante-hemolltica. O objetivo desse trabalho é fazer um estudo comparativo entre os venenos das principais espécies de Loxosceles (L. gaúcho, L. laeta, L intermédia, L. reclusa e L deserta), responsáveis pelos envenenamentos em humanos no mundo. Para tanto, propomos: 1) Comparar o perfil eletroforético dos venenos; 2) Verificar a reatividade antigênica cruzada por Elisa e Western blotting entre os venenos loxoscélicos utilizando soros comerciais; 3) Verificar a neutralização cruzada da atividade dermonecrótica in vivo causada pelos venenos de L. gaúcho, L. laeta, L. reclusa, L. deserta e L. intermédia utilizando soros comerciais; 4) Determinar e comparar as atividades enzimáticas (hialuronidásica, esfingomielinásica, caseinolítica, gelatinolftica, fibrinogenolltica) dos venenos loxoscélicos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)