Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao endocrinologica do eixo hipotalamo-adeno-hipofise em portadores de defeitos de linha media facial com hipertelorismo.

Processo: 02/09832-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Vera Lúcia Gil da Silva Lopes
Beneficiário:Vera Lúcia Gil da Silva Lopes
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Anormalidades craniofaciais 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anomalias Craniofaciais | Fissuras Labio-Palatinas

Resumo

Este estudo tem por objetivo avaliar a função endocrinológica do eixo hipotálamo-adeno-hipófise numa amostra de pacientes que apresentam defeito de linha média facial com hipertelorismo (DLMH), isolados ou associados a quadros sindrômicos. Os defeitos de linha média facial com hipertelorismo (DLMH) correspondem a uma anomalia facial muito rara e heterogênea caracterizada, basicamente, por hipertelorismo ocular e outras anomalias do processo frontonasal. Podem ser observadas, também, outras alterações de linha média, incluindo defeitos de sistema nervoso central. Tendo em vista Que a adeno-hipófise origina-se por evaginação do ectoderma da primitiva cavidade oral, em sua linha média, é de se considerar a possibilidade de anomalias funcionais dessa estrutura nos DLMH. O protocolo de investigação inclui história clínica, com ênfase em sinais e sintomas ligados a endocrinopatias, crescimento e desenvolvimento e sinais puberais, biometria, estadiamento puberal, RX para determinação da idade óssea e a avaliação endocrinológica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)