Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento do campylobacter jejuni em diferentes substratos e comparacao entre metodologias convencionais e metodos imunoenzimaticos para sua recuperacao.

Processo: 02/13319-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2003
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:José Luiz Pereira
Beneficiário:José Luiz Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Campylobacter jejuni 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Campylobacter Jejuni | Ensaios Imunoenzimaticos | Metodos Microbiologicos

Resumo

Os microrganismos do gênero Campylobacter são considerados uns dos maiores agentes causadores de enterites no mundo, sendo responsáveis por um maior número de casos diarréicos do que, por exemplo, Salmonella sp. São microrganismos de natureza zoonótica que requerem condições de microaerofilia para a sua proliferação e são geralmente transmitidos por alimentos. Por ser o leite um alimento natural e de composição nutritiva é um dos mais importantes veículos na transmissão da campilobacteriose, sendo o alimento mais associado com os surtos dessa doença. Por não se saber a incidência dessa doença em nosso país é necessário o aperfeiçoamento e desenvolvimento de técnicas eficientes e rápidas na detecção e isolamento do Campylobacter. O presente estudo tem por objetivos avaliar o comportamento de Campylobacter jejuni quando inoculado em diferentes substratos: leite tipo C, leite UHT e meio de cultura, em diferentes tempos de incubação e comparar metodologias convencionais e métodos que utilizam reações imunoenzimáticas para sua detecção. Para isso serão utilizadas quatro diferentes metodologias: técnica do Número Mais Provável (NMP); metodologia preconizada pelo FDA (Food and Drug Administration); Campylobacter Visual Immunoassay (TECRA diagnostic) e Vidas Campylobacter (BioMérieux). Os resultados serão analisados considerando as variáveis presença e quantificação do microrganismo e a possível interferência da microbiota natural do leite tipo C. Para isso será utilizado o programa computacional SPSS for Windows. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)