Busca avançada
Ano de início
Entree

A escola face a diversidade: o sentido de praticas na guiana e no amapa.

Processo: 03/00155-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2003
Data de Término da vigência: 31 de março de 2006
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Maria Izabel Galvao Gomes Pereira
Beneficiário:Maria Izabel Galvao Gomes Pereira
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Pesquisa-ação  Conflitos  Diversidade 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Conflitos | Diversidade | Escola Inclusiva | Experiencia Escolar | Pesquisa-Acao

Resumo

Elegendo como objeto de pesquisa as relações entre escola - práticas e representações de seus atores - e diversidade - ligadas à singularidade do Sujeito, à cultura de origem, à etnia, ao gênero, à classe social, a necessidades especiais - o projeto propõe identificar e analisar os elementos e as dinâmicas pertinentes à construção de práticas educativas e formas de relação no interior das equipes pedagógicas e entre estas, os alunos e os atores da comunidade circundante, que apontem para formas de inclusão da diversidade. Os estudos empíricos serão realizados junto a escolas da Guiana Francesa e do Estado do Amapá, realidades amazônicas onde a questão da diversidade assume formas peculiares capazes de oferecer novas hipóteses e chaves de leitura para a problemática formulada. Inserem-se numa perspectiva de intervenção em que se busca construir um espaço de conhecimento partilhado entre os sujeitos da pesquisa (professores, alunos, e outros atores sociais) e os pesquisadores, tendo estes o papel de favorecer o distanciamento dos primeiros em relação às suas práticas e representações, aumentando-lhes a capacidade de ação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)