Busca avançada
Ano de início
Entree

Monitorizacao da carga proviral do hiv-1 em pacientes recebendo terapia antiretroviral combinada e associacao com a progressao da doenca.

Processo: 03/12488-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Ricardo Sobhie Diaz
Beneficiário:Ricardo Sobhie Diaz
Instituição Sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):HIV-1  Reação em cadeia da polimerase em tempo real 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antiretrovirus | Carga Proviral | Hiv-1 | Marcador De Progressao | Pcr Em Tempo Real

Resumo

Vários estudos têm revelado que há uma relação direta entre a redução da replicação viral do HIV-1 e retardamento da progressão para aids. No entanto, em indivíduos infectados pelo HIV-1 em supressão prolongada da replicação viral por meio da terapia ARV, células mononucleares (PBMC), tecidos linfóides e sêmen, podem conter DNA viral, replicação competente do vírus, e produtos virais que indicam replicação viral persistente e transcrição. Estes reservatórios são um obstáculo importante para a total erradicação do vírus. O tratamento antiretroviral também diminui o DNA proviral do HIV-1, mas a taxa de declínio é geralmente menor do que a do RNA viral no plasma, portanto o DNA proviral é detectável mesmo depois do tratamento prolongado. Vários ensaios baseados na técnica de PCR para quantificar os níveis de DNA proviral do HIV-1 tem sido descritos. Alguns destes estudos têm por objetivo verificar se há redução da integração do DNA proviral sob a supressão viral contínua por meio dos ARV. Outros estudos visam o conhecimento da cinética de integração proviral como também o desenvolvimento de drogas que evitariam a integração do vírus HIV ao genoma celular. No entanto, não encontramos nenhum teste de quantificação de DNA proviral que seja comercializado devido a falta de sua padronização. Nosso objetivo é padronizar uma técnica para a quantificação do DNA proviral do HIV-1 em PBMCs por PCR em tempo real utilizando probes marcadas e correlacionar com a progressão da doença, analisando eventos clínicos em pacientes em tratamento com antiretrovirais onde a carga de RNA viral plasmática encontra-se em níveis indetectáveis e em indivíduos em falha terapêutica que estejam participando do esquema 7/7, procedentes de indivíduos em seguimento para o estudo da história natural da infecção pelo HIV em São Paulo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)