Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da associação do anticorpo anti-proteína P ribossômica com o padrão histopatológico da glomerulonefrite lúpica

Processo: 04/09953-1
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2004
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Beneficiário:Eloisa Silva Dutra de Oliveira Bonfá
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reumatologia  Doenças autoimunes  Lúpus eritematoso sistêmico  Nefrite lúpica  Autoanticorpos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Auto Anticorpos | Glomerulonefrite

Resumo

O anticorpo anti-dsDNA é considerado marcador de quadro renal do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES). No entanto, auto-anticorpos com outras especificidades antigênicas parecem também contribuir na patogênese desta nefrite. A participação do anticorpo anti-proteína P ribossômica (anti-P) nesta manifestação do LES tem merecido interesse já que foi detectado no eluato glomerular numa concentração 30X superior à do título sérico. Assim o objetivo deste estudo é avaliar a associação deste anticorpo com o padrão de classificação histopatológica das glomerulonefrites lúpicas. Serão estudados 60 pacientes com LES que foram submetidos à biópsia renal no período de 1999 a 2004 e que possuam amostras de soro obtidas na ocasião deste procedimento. O estudo será realizado através da revisão de dados de prontuários médicos e de testes laboratoriais para detecção e determinação dos títulos do anti-P. Além de um estudo clínico e laboratorial criterioso do envolvimento renal de cada paciente, serão também realizados testes para detecção de outros auto-anticorpos, anti-dsDNA, anti-Sm, anti-RNP, anti-Ro/SSA, anti-La/SSb e anti-Cardiolipina (IgM/IgG). A classificação histopatológica e determinação de índices de atividade e cronicidade da lesão renal das biópsias renais será revisada por um mesmo médico patologista sem conhecimento prévio dos laudos iniciais. Serão excluídos desta pesquisa todos os pacientes que apresentem quadro renal sugestivo de outras causas, HAS essencial, Diabetes Mellitus e outras glomerulopatias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE MACEDO, PATRICIA ANDRADE; BORBA, EDUARDO FERREIRA; TRINDADE VIANA, VILMA DOS SANTOS; LEON, ELAINE PIRES; TESTAGROSSA, LEONARDO DE ABREU; BARROS, RUI TOLEDO; NASCIMENTO, ANA PATRICIA; BONFA, ELOISA. Antibodies to ribosomal P proteins in lupus nephritis: A surrogate marker for a better renal survival?. AUTOIMMUNITY REVIEWS, v. 10, n. 3, p. 126-130, . (04/09953-1)