Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos em fluxo envolvendo espectrofotometria e espectrofluorimetria com longo caminho óptico para análise de águas

Resumo

Este projeto trata do desenvolvimento de procedimentos automatizados de análise por injeção em fluxo. Os módulos de análise serão construídos com dispositivos de comutação discreta, visando a implementação independente das diferentes etapas de processamento da amostra. Para o monitoramento dos produtos das reações, será desenvolvido um equipamento para medidas espectrofotométricas com longo caminho óptico ou baseadas em luminescência (fluorescência). O equipamento deverá permitir que as diferentes formas de detecção sejam implementadas com poucas ou nenhuma alteração em sua estrutura física. Um tubo constituído de um material com índice de refração inferior ao da água será empregado como guia de onda, visando minimizar perdas de radiação. Métodos analíticos com alta sensibilidade serão desenvolvidos para a determinação de baixas concentrações de espécies de interesse (cloreto, sulfato, fosfato e fluoreto) em águas. Espera-se assim, desenvolver procedimentos em fluxo mais sensíveis e de maior freqüência de amostragem que os procedimentos oficiais, com o emprego de reagentes não tóxicos e/ou de baixa toxicidade, aplicando um tratamento adequado, quando necessário, dos resíduos gerados em alguns desses procedimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONIFÁCIO‚ V.G.; FIGUEIREDO-FILHO‚ L.C.; MARCOLINO‚ L.H.; FATIBELLO-FILHO‚ O. An improved flow system for chloride determination in natural waters exploiting solid-phase reactor and long pathlength spectrophotometry. Talanta, v. 72, n. 2, p. 663-667, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.