Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de procedimentos em fluxo envolvendo espectrofotometria e espectrofluorimetria com longo caminho optico para analise de aguas.

Processo: 04/00797-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2004
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Orlando Fatibello Filho
Beneficiário:Viviane Gomes Bonifácio
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Análise por injeção em fluxo

Resumo

No presente trabalho de doutorado desenvolver-se-ão procedimentos automatizados com detecção espectrofotométrica ou espectrofluorimétrica com longo caminho óptico em sistema de análise por injeção em fluxo. Um tubo de Teflon com índice de refração inferior ao da água será empregado como guia de onda, visando minimizar perdas de radiação. Esses sistemas propostos serão utilizados para determinação de analitos de interesse ambiental (cloreto, sulfato e fosfato) em amostras de águas naturais e residuárias. Espera-se assim, desenvolver procedimentos em fluxo mais sensíveis e de maior freqüência de amostragem que os procedimentos oficiais, com o emprego de reagentes não tóxicos e/ou de baixa toxicidade, aplicando um tratamento adequado, quando necessário, dos resíduos gerados em alguns desses procedimentos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BONIFÁCIO‚ V.G.; FIGUEIREDO-FILHO‚ L.C.; MARCOLINO‚ L.H.; FATIBELLO-FILHO‚ O. An improved flow system for chloride determination in natural waters exploiting solid-phase reactor and long pathlength spectrophotometry. Talanta, v. 72, n. 2, p. 663-667, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.