Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao dos niveis de mieloperoxidase no sangue periferico de mulheres com artrite reumatoide.

Processo: 04/11125-0
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Regular
Vigência: 01 de janeiro de 2005 - 31 de dezembro de 2006
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Emilia Inoue Sato
Beneficiário:Emilia Inoue Sato
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Peroxidase  Artrite reumatoide 

Resumo

A mieloperoxidase (MPO) é a mais abundante proteína existente em neutrófilos maduros. O líquido sinovial na artrite reumatóide (AR) contém quase exclusivamente neutrófilos. Temos como objetivo primário avaliar os níveis plasmáticos de mieloperoxidase em mulheres com AR. Objetivo secundário correlacionar níveis de MPO com atividade da AR. Pacientes e Métodos: estudo transversal, com 60 pacientes com AR recrutadas no ambulatório de reumatologia da UNIFESP, com diferentes níveis de atividade e 60 controles saudáveis. Critérios de inclusão: AR (critérios ACR), sexo feminino, início da doença após 16 anos e assinatura de consentimento informado. Critérios de exclusão: sexo masculino, presença de outra doença do tecido conjuntivo (exceto a síndrome de Sjogren secundária a AR), infecção ativa, uremia, neoplasias, tireoidopatias prévias e uso de medicação anti-TNF. A dosagem de MPO será realizada por ELISA e a atividade da doença será avaliada pelo DAS, dosagens de eritrossedimentação e proteína C reativa. A correlação de MPO e demais escores pelo teste Pearson. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SAMPAIO NEVES FERNANDES, RAISSA MARIA; DA SILVA, NEUSA PEREIRA; SATO, EMILIA INOUE. Increased myeloperoxidase plasma levels in rheumatoid arthritis. RHEUMATOLOGY INTERNATIONAL, v. 32, n. 6, p. 1605-1609, JUN 2012. Citações Web of Science: 13.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.