Busca avançada
Ano de início
Entree

A influencia neoconservadora na politica externa de george w. bush. uma analise a partir das relacoes com a america latina.

Processo: 04/15575-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2005
Data de Término da vigência: 31 de março de 2007
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História da América
Pesquisador responsável:Luis Fernando Ayerbe
Beneficiário:Luis Fernando Ayerbe
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Hegemonia  América Latina  Estados Unidos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:America Latina | Estados Unidos | Hegemonia | Neoconservadorismo

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar a posição de supremacia exercida atualmente pelos Estados Unidos, tomando como referência o debate sobre unilateralismo e multilateralismo, que adquire maior impulso a partir da formulação da chamada "doutrina Bush", sistematizada no documento "A Estratégia de Segurança Nacional dos EUA". Serão destacados os seguintes aspectos: 1) uma análise das concepções teóricas e avaliações políticas que orientam a atual política externa dos Estados Unidos, dando destaque à influência do pensamento neoconservador; 2) uma análise da capacidade dos Estados Unidos para sustentar as diretrizes da nova doutrina de segurança, num cenário marcado pela dependência financeira externa, aumento dos gastos com defesa e segurança, eleição de governos que buscam afirmar sua autonomia em países estratégicos do hemisfério, como Venezuela, Brasil e Argentina. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)