Busca avançada
Ano de início
Entree

Comparacao da prevalencia de hipotiroidismo auto-imune em mulheres com endometriose e mulheres da populacao geral.

Processo: 05/01104-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2005
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Carlos Alberto Petta
Beneficiário:Carlos Alberto Petta
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Saúde reprodutiva  Hipotireoidismo  Endometriose 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Endometriose | Hipotiroidismo | Saúde Reprodutiva

Resumo

Endometriose é uma doença que acomete aproximadamente 10% das mulheres em idade reprodutiva, podendo causar dor pélvica e/ou infertilidade, embora muitas mulheres com endometriose sejam assintomáticas. Embora a primeira descrição de endometriose date de 1920, sua patogênese ainda não está bem esclarecida. Dentre as teorias que visam esclarecer o desenvolvimento da endometriose está a da deficiência imunológica. Algumas características de mulheres com endometriose que corroboram com a etiologia auto-imune são: apoptose deficitária de células do refluxo menstrual, aumento da atividade das células policlonais B, anormalidade da função das células T e B, hereditariedade, contagens elevadas de linfócitos B e T, redução da atividade das células killers, e dosagens séricas elevadas de auto anticorpos IgG, IgA e IgM. Se há alterações auto-imunes em mulheres com endometriose, então pode haver maior prevalência de doenças auto-imunes. O objetivo deste estudo de corte transversal com um grupo de estudo e outro de controle será identificar a prevalência de doença auto-imune da tireóide em um grupo de 150 mulheres com endometriose e 150 mulheres da população geral, pareadas por idade. Todas elas serão entrevistadas e uma amostra de sangue será colhida para dosagem de TSH, T3 e T4 livre, e anticorpos antitiroperoxidade (TPO-Ab) e antitiroglobulina (TG-Ab). Se confirmada a suspeita de que a prevalência de hipotiroidismo auto-imune é maior entre as mulheres com endometriose, permitirá instituir protocolos para investigar rotineiramente tireoidite de Hashimoto nas mulheres com endometriose. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PETTA‚ CA; ARRUDA‚ MS; ZANTUT-WITTMANN‚ DE; BENETTI-PINTO‚ CL. Thyroid autoimmunity and thyroid dysfunction in women with endometriosis. Human Reproduction, v. 22, n. 10, p. 2693-2697, . (05/01104-8)