Busca avançada
Ano de início
Entree

Isquemia renal apos pre-condicionamento renal isquemico e farmacologico com sevoflurano e remifentanil. estudo experimental no rato.

Processo: 05/57077-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2007
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Cirurgia
Pesquisador responsável:Pedro Thadeu Galvao Vianna
Beneficiário:Pedro Thadeu Galvao Vianna
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FMB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Remifentanil  Ketamina  Sevoflurano  Isquemia  Ratos 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Anestesicos Volateis | Cetamina | Isquemia | Ratos | Remifentanil | Sevoflurano

Resumo

No coração, breves episódios de isquemia, ocorrendo antes de interrupção mais longa da circulação, conferem proteção contra disfunção e necrose do órgão, sendo chamados de pré-condicionamento isquêmico (PCI). Observou-se que os anestésicos voláteis pré-condicionam diretamente ou aumentam o PCI, indiretamente, o que seria chamado de PC farmacológico (PCF). PCF ocorre com o sevoflurano. Outros anestésicos, como a S(+) cetamina, não têm este potencial. Dentre os opióides, o remifentanil exibe o PCF dependendo dos receptores opióides cardíacos g (gama) e K (Kapa), e não dos u (mi). Como seria o PC no rim? O objetivo deste trabalho será estudar o comportamento dos rins de ratos que sofrerão isquemia após período de PCF, realizado com sevoflurano e remifentanil, associado ao PCI, realizado com períodos curtos de isquemia. A S(+) cetamina será o anestésico do grupo controle. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)