Busca avançada
Ano de início
Entree

A fauna de formigas (hymenoptera: formicidae) de ecossistemas urbanos e de serapilheira, em areas de mata atlantica da bacia hidrografica do alto tiete.

Processo: 05/58556-8
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de junho de 2006
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Zoologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Santina de Castro Morini
Beneficiário:Maria Santina de Castro Morini
Instituição Sede: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e Assuntos Comunitários. Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Mogi das Cruzes , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):06/57126-2 - A fauna de formigas (Hymenoptera:Formicidae) de ecossistemas urbanos e de serapilheira, em áreas de Mata Atlântica localizadas na bacia hidrográfica do Alto Tietê (SP), BP.TT
Assunto(s):Serrapilheira  Conservação  Indicadores biológicos  Formicidae  Mata Atlântica 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bioindicador | Conservacao | Ecossistema Urbano | Formicidae | Mata Atlantica | Serapilheira

Resumo

Neste projeto está sendo proposta a ampliação dos estudos sobre diversidade de formigas em áreas urbanas e naturais, na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê; uma das mais complexas do país, e que abriga significativos remanescentes de Floresta Atlântica no Estado de São Paulo. O trabalho permitirá finalizar o estudo sobre a fauna de formigas urbanas e de serapilheira em áreas de Mata Atlântica do Alto Tietê, gerando dados prioritários para a conservação da região. Coletas de formigas urbanas serão realizadas em praças selecionadas de Salesópolis, Biritiba-Mirim e Mogi das Cruzes. Avaliações sobre a fauna de formigas de serapilheira serão realizadas no Parque Ecológico da Nascente do Rio Tietê no município de Salesópolis. Essas amostragens devem complementar nossos estudos anteriores que somam 6 áreas de coleta de serapilheira (350 m) e 3 áreas urbanas (26 bairros; 139 casas). Os protocolos de coletas adotados para os estudos anteriores serão aplicados nas novas áreas selecionadas, permitindo uma melhor avaliação da riqueza de espécies de formigas nos dois ambientes. Estimativas sobre riqueza de espécies, composição e análises de similaridade serão realizadas para uma análise regional da fauna de formigas. A relação entre riqueza de espécies de formigas e riqueza de Magnoliophyta nas praças também será determinada. Ao final do programa de estudo da fauna de formigas da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, está prevista a finalização do processo de organização de um acervo regional (montagem das amostras ainda em álcool, identificação e organização da coleção), que deverá servir de suporte para outros projetos relacionados a essa região. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SILVIA SAYURI SUGUITURU; DÉBORA RODRIGUES DE SOUZA; CATARINA DE BORTOLI MUNHAE; RENATA PACHECO; MARIA SANTINA DE CASTRO MORINI. Diversidade e riqueza de formigas (Hymenoptera: Formicidae) em remanescentes de Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Alto Tietê, SP. Biota Neotropica, v. 13, n. 2, p. 141-152, . (98/14509-0, 05/58556-8)
MUNHAE, C. B.; BUENO, Z. A. F. N.; MORINI, M. S. C.; SILVA, R. R.. Composition of the Ant Fauna (Hymenoptera: Formicidae) in Public Squares in Southern Brazil. Sociobiology, v. 53, n. 2B, p. 455-472, . (05/58556-8)