Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo da expressao genica das alteracoes moleculares identificadas nas glicoproteinas de membrana plaquetaria em individuos portadores da sindrome de bernard-soulier.

Processo: 05/60570-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Margareth Castro Ozelo
Beneficiário:Margareth Castro Ozelo
Instituição Sede: Centro de Hematologia e Hemoterapia (HEMOCENTRO). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Plaquetas sanguíneas 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Glicoproteinas Plaquetarias | Plaquetas | Trombopatias

Resumo

A síndrome de Bernard-Soulier (SBS) é uma doença hemorrágica hereditária incomum, caracterizada pela presença de plaquetas gigantes (megaplaquetas) e trombocitopenia. É causada por ausência ou alterações na expressão do complexo das glicoproteínas (GP) da membrana plaquetária lb-IX-V, que é responsável pela adesão das plaquetas às estruturas subendoteliais da parede do vaso lesado, mediada pelo fator de von Willebrand. O complexo GP lb-IX-V é constituído por quatro subunidades polipeptídicas: GP IBα, GP Ibß, GP IX, GP V, sendo cada cadeia codificada por um único gene específico. Várias mutações descritas foram relacionadas à SBS, principalmente no gene da GP IBα, seguido de anormalidades no gene das GP Ibß e GP IX. Recentemente, iniciamos em nosso laboratório, no Hemocentro da Unicamp, o estudo molecular da SBS, tendo sido possível identificar as mutações relacionadas em três indivíduos, entre elas, duas mutações novas. Neste projeto propomos dar continuidade a esta investigação, com a inclusão de novos casos em seguimento no Hemocentro da Unicamp e no Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (Curitiba-PR). Além disso, faremos o estudo da expressão gênica das mutações encontradas, incluindo as duas mutações novas previamente identificadas. Utilizaremos os métodos de mutagênese sítio direcionado, a partir da transfecção das células CHO ß/IX com as alterações identificadas nos genes do complexo lb-IX-V e posterior estudo da expressão das glicoproteínas por citometria de fluxo e pela técnica de reação em cadeia de polimerase em tempo real (PCR- real time). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)