Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação clínica da efetividade de diferentes técnicas de clareamento em dentes polpados

Processo: 06/02540-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2006
Data de Término da vigência: 30 de setembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Rafael Francisco Lia Mondelli
Beneficiário:Rafael Francisco Lia Mondelli
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Clareamento de dente  Peróxido de hidrogênio  Resultado do tratamento 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Clareamento Dental | Efetividade | Peroxido De Hidrogenio | Dentística Restauradora

Resumo

O objetivo deste estudo in vivo será avaliar comparativamente as técnicas de clareamento caseira e em consultório, em função do grau de mudança de cor, sensibilidade dentinária e estabilidade do tratamento. Após serem informados dos objetivos do estudo, noventa voluntários serão selecionados de acordo com os critérios de inclusão e exclusão, para cada um dos cinco grupos propostos (n=30). No clareamento em consultório, um lado do segmento dental anterior (hemi-arcada direita superior) receberá tratamento com ácido fosfórico a 37% durante 30s, posteriormente o gel clareador a base de peróxido de hidrogênio a 35% será aplicado em todos os dentes anteriores. A luz Híbrida (Whitening Lase II – DMC Equipamentos) será aplicada durante três minutos simultaneamente em todos os dentes anteriores, por até quatro aplicações do agente clareador (Lase Peroxide –DMC Equipamentos) na mesma sessão. O gel clareador Mix One (Villevie) será aplicado por 15 minutos, removido e lavado abundantemente com água, podendo ser realizada até três aplicações na mesma sessão de atendimento. No clareamento caseiro, as arcadas superior e inferior serão moldadas para a confecção de moldeiras individuais, o paciente receberá um kit do Mix Day (Villevie), á base de peroxido de hidrogênio a 6%, contendo 3 bisnagas, além das instruções para uso diário por 30 min, duas vezes ao dia, durante 10 dias. Os pacientes retornarão após 24horas, 1 semana, 6, 12, 18 e 24 meses para avaliação da cor quantitativamente com o espectofotômetro Vita EasyShade (Vita) e serão submetidos a fotografias digitais (D70S – NIKON). A sensibilidade dentinária será avaliada por meio do questionário VAS antes, imediatamente após o clareamento, com 24 horas e uma semana. Os resultados serão tabulados e receberão tratamento estatístico pela análise de variância a dois critérios nos grupos tratados em consultório (fonte de luz e condicionamento ácido) e ANOVA para comparação entre a técnica caseira e de consultório, e teste de Tukey para comparações individuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOSQUIM, VICTOR; PEREIRA SANTI, LARISSA RODRIGUES; DE SOUZA, BEATRIZ MARTINES; MAGALHAES, ANA CAROLINA. Can TiF4 varnish or TiF4/NaF solution stain eroded and sound enamel?. Journal of Dentistry, v. 85, p. 11-17, . (06/02540-9, 16/24538-8)
LIA MONDELLI, RAFAEL FRANCISCO; DAVID E GOES DE AZEVEDO, JULIANA FELIPI; FRANCISCONI, ANA CAROLINA; DE ALMEIDA, CRISTIANE MACHADO; ISHIKIRIAMA, SERGIO KIYOSHI. Comparative clinical study of the effectiveness of different dental bleaching methods - two year follow-up. Journal of Applied Oral Science, v. 20, n. 4, p. 435-443, . (06/02540-9)