Busca avançada
Ano de início
Entree

Resistência à oxacilina em Staphylococcus aureus e Staphylococcus coagulase-negativa provenientes de pacientes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu

Processo: 06/02765-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2006
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha
Beneficiário:Maria de Lourdes Ribeiro de Souza da Cunha
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Oxacilina  Staphylococcus aureus 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:E-Teste | Oxacilina | Pcr | Resistencia | Staphylococcus Aureus | Bacteriologia

Resumo

As infecções causadas pelo gênero Staphylococcus são de grande importância para a saúde humana e animal. As espécies de Staphylococcus se dividem em dois grandes grupos. O primeiro, conhecido como coagulase positiva, tem como principal representante S. aureus, patógeno capaz de causar infecções de pele e outras em pacientes imunocompetentes. O segundo grupo, conhecido como coagulase negativa, é formado por diversas espécies, e normalmente estão envolvidos em processos infecciosos em pacientes imunocomprometidos ou em pacientes que fazem uso de cateteres; e como componentes da flora normal de seres humanos, mamíferos e aves. A oxacilina tem sido uma das principais drogas de uso, contudo um número cada vez maior de amostras de S. aureus e estafilococcos coagulase-negativa (ECN) de origem nosocomial apresentam resistência a esta; deixando poucas alternativas quanto ao tratamento destas infecções, uma vez que na maioria dos casos, a resistência à oxacilina vem acompanhada de resistência a diversas drogas. Esse estudo tem como objetivo principal a determinação da sensibilidade à oxacilina em amostras de S. aureus e Staphylococcus coagulase-negativa isoladas de pacientes do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) por diferentes métodos indicados para otimizar o isolamento de Staphylococcus spp resistentes à oxacilina (MRS). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINS, ANDRE; PEREIRA, VALERIA CATANELI; CUNHA, MARIA DE LOURDES R. S.. Oxacillin Resistance of Staphylococcus aureus Isolated from the University Hospital of Botucatu Medical School in Brazil. Chemotherapy, v. 56, n. 2, p. 112-119, . (06/02765-0)