Busca avançada
Ano de início
Entree

Imortalização, desenvolvimento e caracterização de linhagens de células secretoras obtidas da glândula de veneno da serpente Bothrops jararaca: nova estratégia para a produção de veneno

Processo: 06/54188-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Norma Yamanouye
Beneficiário:Norma Yamanouye
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Serpentes  Venenos de serpentes  Jararaca  Bothrops jararaca 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bothrops Jararaca | Imortalizacao | Producao De Veneno | Serpente

Resumo

O veneno de serpente é uma rica fonte de princípios ativos e tem sido extensamente explorado visando à descoberta de novas drogas de ação terapêutica, bem como novas ferramentas farmacológicas. O veneno de serpentes utilizado tanto para a obtenção de soro antiofídico, bem como para os estudos farmacológicos, provém de serpentes coletadas na natureza. Atualmente, é crescente o interesse na obtenção de veneno ou componentes deste por outras vias. O objetivo desse projeto visa à obtenção de veneno in vitro através da utilização da própria célula secretora da glândula de veneno da serpente como produtora de veneno, seja pela obtenção de uma linhagem de células secretoras imortalizadas e funcionais, ou pela utilização dessas células para a superexpressão das toxinas. Este parece ser o melhor caminho para se obter veneno, visto que essas células possuem toda maquinaria necessária. A cultura primária de células secretoras dispersas já foi padronizada e mostramos que essas células em cultura tendem a se agruparem formando ácinos. Esses ácinos possuem a capacidade de fagocitar células apoptóticas e também são capazes de produzir veneno e secretá-lo para o meio de cultura. A produção de veneno in vitro é de grande relevância para os estudos farmacológicos, bem como para os estudos de bioprospecção, visto que o veneno, de algumas serpentes raras, é disponibilizado apenas para a produção de soro antiofídico, ficando a pesquisa prejudicada. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
YAMANOUYE‚ N.; KERCHOVE‚ C.M.; MOURA-DA-SILVA‚ A.M.; CARNEIRO‚ S.M.; MARKUS‚ R.P.. Long-term primary culture of secretory cells of Bothrops jararaca venom gland for venom production in vitro. Nature Protocols, v. 1, n. 6, p. 2763-2766, . (02/00422-8, 06/54188-7)