Busca avançada
Ano de início
Entree

Contribuicao para o estudo das perdas de amido nas condicoes brasileiras e do uso do amido fecal como ferramenta de manejo de bovinos confinados.

Processo: 06/55454-2
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Dante Pazzanese Duarte Lanna
Beneficiário:Dante Pazzanese Duarte Lanna
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Gado Nelore  Confinamento  Espectroscopia de luz próxima ao infravermelho  Consumo alimentar residual  Amido 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Amido | Confinamento | Consumo Alimentar Residual | Nelore | Nirs | Parametros Fecais

Resumo

O número de animais confinados no país cresce rapidamente, concomitante com grande aumento no teor de amido e concentrado das dietas. A expansão da agricultura e custos baixíssimos do grão devem acelerar este processo. Animais Nelore consistentemente demonstram menor aproveitamento do amido. O objetivo do projeto é estudar as relações entre parâmetros fecais (% de amido, MS, nitrogênio e pH) com desempenho de bovinos Nelore e cruzados recebendo dietas de médio/alto concentrado. Na fase I serão estudados parâmetros fecais de experimentos desenvolvidos em instituições de pesquisa (e.g. ESALQ, FZEA, EMBRAPA e IZ). A digestibilidade por coleta total já medida será correlacionada à concentração de amido fecal, consumo e GPV, algo jamais feito ou validado para Zebuínos. O Consumo Alimentar Residual, medido nestes experimentos, será correlacionado com a % de amido fecal. Os experimentos serão analisados individualmente e depois em conjunto, tipo metanálise, com ajustes de covariância, para relacionar parâmetros fecais a variáveis de desempenho e digestibilidade. Na fase II, cerca de 40 confinamentos comerciais, com as mais variadas dietas, serão visitados e amostras de fezes colhidas, no intuito de validar as equações desenvolvidas na fase I. Aproximadamente 2600 amostras serão colhidas e correlacionadas ao GP individual. O consumo por baia será obtido e permitirá algumas comparações. Na fase III amostras de alimentos e fezes das fases I e II serão utilizadas para desenvolver uma equação de calibração para estimativa de amido e N em fezes utilizando a tecnologia de NIRS. No conjunto serão geradas informações que permitam avaliar a perda de amido nos nossos sistemas de produção, e ferramentas para utilizar parâmetros fecais com agilidade na estimativa da eficiência de aproveitamento do amido. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)