Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade física e sua relação com variáveis individuais e ambientais na população idosa do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo

Processo: 06/57810-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Alex Antonio Florindo
Beneficiário:Alex Antonio Florindo
Instituição Sede: Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):08/01918-3 - Influência do ambiente nos níveis de atividades físicas de lazer e locomoção de idosos residentes em Ermelino Matarazzo na zona leste do município de São Paulo, BP.TT
Assunto(s):Atividade física  Idosos  Meio ambiente 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente | Atividade Fisica | Epidemiologia | Idosos

Resumo

Verificar a prevalência de atividade física de lazer e locomoção e suas relações com indicadores individuais e ambientais numa amostra de idosos do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. Métodos: será um estudo transversal observacional. Será avaliada a prevalência de atividade física de lazer, locomoção e doméstica através do questionário internacional de atividades físicas modificado para idosos. validado especificamente para este estudo. Para avaliar o ambiente, será utilizada uma escala modificada e derivada do International Physical Activity & The Environment Network e um escore de observação das estruturas ambientais para a prática de atividades físicas. Análise de resultados: será realizada análise multinível, colocando como variável dependente (desfecho) os níveis de atividade física (adequados e não adequados), como variáveis individuais independentes as sócio-demográficas e de estilo de vida (escolaridade, renda, cor da pele, bairro de moradia, estado marital, índice de massa corporal, circunferência da cintura, doenças crônicas, índice de capacidade funcional) e a auto-avaliação do ambiente e como variáveis contextuais independentes a observação do ambiente e indicadores sociais de cada bairro (índices de violência, classificação sócio-econômica). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SALVADOR, EMANUEL P.; REIS, RODRIGO S.; FLORINDO, ALEX A.. Practice of walking and its association with perceived environment among elderly Brazilians living in a region of low socioeconomic level. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, . (06/57810-0, 06/53767-3)
LEANDRO MARTIN TOTARO GARCIA; EMANUEL PÉRICLES SALVADOR; THIAGO HÉRICK DE SÁ; ALEX ANTONIO FLORINDO. Associação entre prática de atividade física no tempo de lazer e medicação permanente em adultos de uma região de baixo nível socioeconômico. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum., v. 16, n. 4, p. 371-380, . (06/57810-0)
ALEX ANTONIO FLORINDO; EMANUEL PÉRICLES SALVADOR; RODRIGO SIQUEIRA REIS; VANESSA VALENTE GUIMARÃES. Percepção do ambiente e prática de atividade física em adultos residentes em região de baixo nível socioeconômico. Revista de Saúde Pública, v. 45, n. 2, p. 302-310, . (06/57810-0)