Busca avançada
Ano de início
Entree

Importancia da adrenomedulina no eixo hipofise-adrenal e na cinetica glicemica de pacientes pediatricos com sindrome da resposta inflamatoria sistemica.

Processo: 06/59214-6
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de maio de 2007
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Saúde Materno-infantil
Pesquisador responsável:Thelma Suely Okay
Beneficiário:Thelma Suely Okay
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Citocinas  Hiperglicemia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Citocinas | Hiperglicemia | Sindrome Hipermetabolica | Sirs

Resumo

A Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) provoca liberação de citocinas pró-inflamatórias (TNF-α, IL-1, IL-6), hormônios contra-reguladores como o adrenocorticotrófico (ACTH), catecolaminas, cortisol, ocorrendo supressão inicial da liberação de insulina, seguida de rápida elevação da mesma, juntamente com aumento do consumo de oxigênio, maior captação de glicose periférica, aumento da neoglicogênese, glicólise e hiperlactatemia. Este processo é atribuído, ao menos parcialmente, à adaptação do eixo hipofisário ao quadro de SIRS. Tanto a hiperglicemia, quanto a resistência insulínica constituem alterações metabólicas comuns em pacientes internados em unidades de terapia intensiva (UTI) e são deletérias ao organismo, notadamente para a função neutrofilica, macrofágica, e axonal. Estudos recentes demonstraram liberação de adrenomedulina (AM) após estímulo de citocinas, e ação da AM sobre a secreção de insulina, que poderia ser responsável tanto pela inibição da liberação de insulina, quanto pela elevação posterior do cortisol. No momento, a terapia insulínica em pacientes com SIRS é feita de forma empírica. O presente estudo pretende analisar 20 crianças com cardiopatia congênita submetidas à cirurgia cardíaca com circulação extra-corpórea (CEC) para o estudo da SIRS. Em cinco tempos de coleta (pré-CEC, pós-CEC, 1°, 2° e 3° pós-operatório), estudaremos a cinética glicêmica, bem como as concentrações de vários marcadores metabólicos e suas relações (proteína C reativa, IL-6, insulina, ACTH, cortisol e AM). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ARKADER, RONALDO; MALBOUISSON, LUIZ MARCELO; BARBARO DEL NEGRO, GILDA MARIA; YAMAMOTO, LIDIA; OKAY, THELMA SUELY. Factors associated with hyperglycemia and low insulin levels in children undergoing cardiac surgery with cardiopulmonary bypass who received a single high dose of methylprednisolone. Clinics, v. 68, n. 1, p. 85-92, . (06/59214-6)