Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência do design, tipo de conexão protética e posicionamento nas tensões, deformações e deslocamentos de implantes dentais osseointegráveis: análises pelos métodos de fotoelasticidade e elementos finitos

Resumo

O ambiente biomecânico ao qual os implantes dentais osseointegráveis estão expostos pode influenciar diretamente na previsibilidade tanto estética quanto funcional do tratamento. Concentrações de tensão/deformações e deslocamentos podem causar perda óssea periimplantar, recessões e eventualmente falência da osseointegração. Sendo assim, de uma perspectiva da bioengenharia, uma questão importante seria desenvolver implantes com designes capazes de minimizar os picos de tensão no osso e evitar micro-movimentações da interface osso-implante causados pelas cargas mastigatórias regulares. Este estudo, portanto, será desenvolvido com o objetivo de avaliar a influencia do design, do tipo de conexão e do posicionamento dos implantes na distribuição e valor das tensões/deformações e deslocamentos do conjunto implante/estrutura de suporte. Serão utilizados os métodos de fotoelasticidade e elementos finitos para confeccionar modelos onde as variáveis propostas serão testas. Estes modelos serão semelhantes em ambas as metodologias o que possibilitará posterior comparação e validação dos resultados encontrados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PESSOA, ROBERTO S.; VAZ, LUIS GERALDO; MARCANTONIO, JR., ELCIO; VANDER SLOTEN, JOS; DUYCK, JOKE; JAECQUES, SIEGFRIED V. N. Biomechanical Evaluation of Platform Switching in Different Implant Protocols: Computed Tomography-Based Three-Dimensional Finite Element Analysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF ORAL & MAXILLOFACIAL IMPLANTS, v. 25, n. 5, p. 911-919, SEP-OCT 2010. Citações Web of Science: 28.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.