Busca avançada
Ano de início
Entree

Expansao e internacionalizacao da pos-graducao em administracao e legitimacao de modelos institucionais no brasil na decada de 90 e 2000

Processo: 07/02822-7
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2007
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2009
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Fabiano Engelmann
Beneficiário:Fabiano Engelmann
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sociologia educacional 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:circulação internacional de elites | ensino de pós-graduação | sociologia da educação

Resumo

Partindo-se do fenômeno de expansão dos cursos de pós-graduação em Administração na década de 90 e 2000 no Brasil, pretende-se analisar a legitimação dos docentes de Administração e de seus produtos frente ao universo dos “práticos” no campo da administração empresarial. A hipótese principal que se pretende investigar é a correspondência da expansão da rede de pós-graduação em Administração à demanda pela formalização de modelos de gestão que circulam internacionalmente e repercutem na conformação de novos modelos institucionais legitimados no espaço da gestão empresarial e que, mediatamente, também conformam tomadas de posições acerca de entidades empresariais acerca da gestão pública. Adota-se para o trabalho, métodos quantitativos e qualitativos, o ponto de partida empírico dessa investigação é a coleta de informações dos docentes de pós-graduação de todos os cursos de Administração do Brasil, através das informações da plataforma lattes, agrupando-se os dados em categorias que permitam uma apreensão geral dos padrões de trajetória e inserção profissional e intelectual e dos produtos gerados neste espaço. Num segundo momento, será estudado o histórico de constituição dos cursos de pós-graduação em Administração no Brasil e serão realizadas entrevistas aprofundadas com os docentes posicionados nos cursos de maior destaque e influência nessa área visando apreender seu papel de mediação entre o conjunto de conhecimentos produzidos no espaço acadêmico a sua repercussão no espaço das práticas de gestão empresarial. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)