Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da função dos receptores toll-like 2 e CD-14 pela ação do G-CSF/GM-CSF na atividade de neutrófilos em pacientes com síndrome de Behçet

Processo: 07/52448-4
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de julho de 2007
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:Suzana Beatriz Verissimo de Mello
Beneficiário:Suzana Beatriz Verissimo de Mello
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Quimiotaxia  Síndrome de Behçet 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:G-Csf E Gmsf | Producao De Superoxido | Quimiotaxia | Sindrome De Behcet

Resumo

A Síndrome de Behçet (SB) é uma afecção inflamatória multissistêmica de natureza auto-imune caracterizada clinicamente por surtos recorrentes de úlceras orais, úlceras genitais, lesões cutâneas e uveíte, que são resultado de lesões vasculíticas provocadas por um infiltrado neutrofilico asséptico. A hipótese da ocorrência de um estado hiperfuncional recidivante dos neutrófilos na SB serviu para explicar tais características, mas os mecanismos pelos quais tal processo ocorre ainda não foram definidos. Sabe-se que lesões ativas da SB podem surgir em conseqüência de diversos estímulos, mas bactérias Gram-positivas (particularmente estreptococos) são os agentes mais bem definidos como desencadeadores de surtos na SB. Recentemente foram descritos receptores Toll-like 2 (TLR-2) e CD14 em neutrófilos humanos, capazes de reconhecer moléculas da parede celular de bactérias Gram-positivas e determinar a ativação neutrofilica.A expressão de TLR-2 e CD14 em neutrófilos é modulada pela ação dos fatores estimulantes de colônias de granulócitos (G-CSF) e de granulócitos/monócitos (GM-CSF). Neste projeto nos propomos a investigar a expressão dos receptores TLR-2 e CD14 em neutrófilos da SB, bem como sua relação com a capacidade de estimulação dos neutrófilos in vitro, que será estimada através das funções de quimiotaxia e produção de superóxido. Ainda será avaliada a importância da a atividade clínica da doença na expressão dos mesmos e sua relação com a ativação da via dos fatores G-CSF/GM-CSF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEVES, FABRICIO SOUZA; CARRASCO, SOLANGE; GOLDENSTEIN-SCHAINBERG, CLAUDIA; GONCALVES, CELIO ROBERTO; VERISSIMO DE MELLO, SUZANA BEATRIZ. Neutrophil hyperchemotaxis in Beh double dagger et's disease: a possible role for monocytes orchestrating bacterial-induced innate immune responses. CLINICAL RHEUMATOLOGY, v. 28, n. 12, p. 1403-1410, . (07/52448-4)