Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da neoangiogenese na progressao da ceratose solar para o carcinoma espinocelular.

Processo: 07/52603-0
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Maria Letícia Cintra
Beneficiário:Maria Letícia Cintra
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Imuno-histoquímica  Transformação celular neoplásica  Tratamento  Patologia 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Carcinogenese | Estroma Neoplasico | Imuno-Histoquimica | Patologia | Tratamento

Resumo

Os carcinomas espinocelulares (CECs) da pele foto-danifícada são freqüentes, podem gerar metástases e levar à morte. Quase a totalidade destes tumores apresenta alterações histológicas do seu componente in situ (ceratose solar: CS) na periferia. A angiogênese é um processo essencial para o crescimento tumoral, uma vez que tem a função de fornecer nutrientes e oxigênio para o metabolismo tumoral, bem como de remover os produtos residuais da neoplasia (Vaupel e cols; Denckamp e cols). A neoangiogênese parece ser fundamental também para a formação de metástases, dado que as células tumorais são incapazes de gerar metástases sem acesso à vascularização e quanto maior a vascularização, maior a chance de acesso (Sharma e cols). Em algumas neoplasias, a angiogênese parece ter papel fundamental na progressão tumoral. Em outras palavras, ela seria necessária para a evolução do estágio pré- neoplásico (displasia) para o do carcinoma in situ e deste para a neoplasia francamente invasora (Choi e cols; Swelam e cols). Neste estudo, objetivamos estudar o papel da neoangiogênese na progressão da CS para o CEC superficialmente invasor e, deste, para o CEC invasor. Serão estudados, através da técnica imuno-histoquímica, 23 CSs hipertróficas 20 CECs incipientes ex- CSs e 20 CECs invasores ex- CSs retirados do dorso da mão ou antebraço. Temos como meta observar se a progressão da forma "in situ" (CS) da neoplasia para a invasora (CEC) está associada à indução de neoangiogênese, a qual determinaria a progressão maligna e poderia (ou não) regredir após a conversão, fenômenos estes que podem repercutir na estratégia terapêutica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WATANABE, ISABELA C.; MAGALHAES, RENATA F.; DE MORAES, APARECIDA M.; STELINI, RAFAEL F.; CINTRA, GEORGIA F.; METZE, KONRADIN; CINTRA, MARIA L.. Keratoacanthoma and Keratoacanthoma-Like Squamous Cell Carcinoma Similar Morphology but Different Pathogenesis. MEDICINE, v. 94, n. 23, . (07/52603-0)