Busca avançada
Ano de início
Entree

Impacto da psicoeducação na recuperação sintomática e funcional dos pacientes bipolares

Processo: 07/53138-9
Modalidade de apoio:Auxílio à Pesquisa - Regular
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2007
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2009
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Psiquiatria
Pesquisador responsável:Ricardo Alberto Moreno
Beneficiário:Ricardo Alberto Moreno
Instituição Sede: Instituto de Psiquiatria Doutor Antonio Carlos Pacheco e Silva (IPq). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Psicofarmacologia  Transtorno bipolar 
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Psicoeducacao | Recuperacao Funcional | Recuperacao Sintomatica | Transtorno Bipolar

Resumo

Objetivo: Verificar o impacto da psicoeducação na recuperação sintomática e funcional dos pacientes bipolares, e qual a relação entre estas. Justificativas do projeto: Necessidade de estudos sistematizados nesta área, com controles adequados, estabelecendo amostra homogênea e utilizando instrumentos de avaliação específicos para medir o impacto de intervenções psicoeducacionais tanto nos sintomas quanto no funcionamento (social, ocupacional, familiar, interpessoal) do paciente bipolar, possibilitando assim, uma análise mais coerente e consistente dos dados. Sujeitos: Grupo Experimental: 44 pacientes diagnosticados com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) I ou II, que estejam em acompanhamento ambulatorial no Grupo de Estudos de Doenças Afetivas (GRUDA) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IPq HC FMUSP), receberão o tratamento farmacológico padrão associado à psicoeducação. Grupo Controle: 44 pacientes diagnosticados com TAB I ou II, que estejam em acompanhamento ambulatorial no GRUDA do IPq HC FMUSP, receberão o tratamento farmacológico padrão associado aos encontros placebo. Procedimentos: Os pacientes serão selecionados no ambulatório do GRUDA (de acordo com os critérios de inclusão e exclusão) e distribuídos nos grupos de forma a deixá-los mais homogêneos possível. Os grupos controle e experimental terão 10 encontros semanais consecutivos, com 90 minutos de duração. Os instrumentos de avaliação serão aplicados por um avaliador "cego" treinado no início do tratamento, na quinta semana, após a décima semana e no seguimento três, seis e doze meses para ambos os grupos. Escalas utilizadas: para avaliação da recuperação sintomática: de Hamilton e de Young; para avaliação da recuperação funcional: WHOQOL-Bref, EAS, AGF e CGI. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o auxílio:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE BARROS PELLEGRINELLI, K.; COSTA, L. F. DE O.; SILVAL, K. I. D.; DIAS, V. V.; ROSO, M. C.; BANDEIRA, M.; COLOM, F.; MORENO, R. A.. Efficacy of psychoeducation on symptomatic and functional recovery in bipolar disorder. ACTA PSYCHIATRICA SCANDINAVICA, v. 127, n. 2, p. 153-158, . (07/53138-9)